Assembleia aprova homenagem a ex-secretário da SDA para Escola de Pesca

17 de março de 2022 - 13:36

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou na última terça-feira (15) a mensagem Nº 8885 de autoria do governador Camilo Santana que denomina de Wilson Brandão a Escola de Pesca do Instituto do Mar, em Fortaleza. O gestor foi secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário entre os anos de 2007 e 2021.

A Escola de Pesca faz parte do Instituto do Mar que se apresenta como um equipamento público inclusivo e inovador, aliando cultura, tecnologia, turismo e lazer, com uma visão de futuro voltada para atender as demandas dos setores da pesca industrial, maricultura, pesca esportiva, pesca artesanal, atuando com tecnologias modernas e sustentabilidade.

Após a implantação do Instituto do Mar, a previsão é que aproximadamente 900 alunos por ano terão uma formação na sua escola em áreas como: design e manutenção naval; oceanologia e biologia; simulação de navegação; turismo náutico; desenvolvimento de sistemas inteligentes, geração e gestão de dados para pesca; mergulho profissional; desenvolvimento de ferramentas tecnológicas de monitoramento, gestão e manejo de produtos e processos; desenvolvimentos de biotecnologias a partir de produtos e subprodutos pesqueiros e aquícolas; melhoramento genético de espécies com potencial para maricultura; sanidade aquícola; nutrição aquícola; gestão e monitoramento ambiental.

O geólogo Wilson Vasconcelos Brandão Junior nasceu em Fortaleza em 20 de maio de 1956 e se especializou em Planejamento Agropecuário. A sua carreira teve início como foto-interprete para preparação de projetos de regularização fundiária no Cariri e, logo em seguida, também ocupou o cargo de gestor do Programa Fundiário Nacional do Estado nos municípios de Iguatu e Jaguaretama.

Em 1986, Wilson Brandão foi assessor para o Desenvolvimento dos Assentamentos Rurais na Região de Itapipoca do Projeto Incra e chefe do Núcleo de Estudos do Iterce (Instituto de Terras do Ceará). Em 1991, foi consultor do IICA e DNOCS para o Programa de Emancipação de Perímetros Irrigados nos Estados do Ceará e Piauí c, em 1996, Coordenador Geral do Programa de Cadastro Fundiário e Reassentamento das famílias rurais atingidas pela construção da barragem do Castanhão e pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

No Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), foi coordenador geral do Programa de Cadastro Fundiário e Reassentamento das famílias rurais, chefe do Departamento de Informática, diretor técnico, assessor especial do superintendente e, de 2003 a 2006, superintendente do instituto. No período foi implantado, o Cadastro Fundiário Georreferenciado em vários municípios do Estado do Ceará e foram regularizadas mais de 15.000 posses. Em reconhecimento à própria capacidade técnica, exerceu a função de secretário executivo da SDA entre 2007 e 2021.

Wilson Brandão veio a falecer no dia 03 de abril de 2021 por conta de complicações relacionadas à Covid-19.