Intercâmbio entre Banco Mundial e SDA visita projetos de quatro cidades pelo São José IV
12 de abril de 2022 - 13:39
Na última semana, de 4 a 8, o Ceará recebeu uma missão do Banco Mundial, representado pelos consultores ambientais Kátia Dubois e Lauro Bassi, para acompanhamento junto a Unidade de Gerenciamento de Projeto – UGP do PSJ IV da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. A missão, batizada de “Andanças”, acompanhou a execução dos investimentos e a devida aplicação das salvaguardas ambientais nos processos.
Na missão ocorreram reuniões com a equipe UGP e também visitas em campo nas entidades da fase anterior do projeto que possuem planos de manejo, de forma a verificar as estratégias de implantação adequadas dos planos para cada comunidade.
Foram visitadas seis Organizações da Agricultura Familiar. As visitas ocorridas nos municípios de Quixeramobim, Independência, Monsenhor Tabosa e Santa Quitéria resultaram num intercâmbio de conhecimentos entre os consultores do Banco, UGP e os(as) beneficiários(as) do Projeto, além da possibilidade de verificar em campo os resultados da implantação dos subprojetos, especialmente no que se refere às questões ambientais.
Já em Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza, foi feita visita para avaliar sistema de abastecimento de água em implantação pela componente 2 (Acesso a Água) também com o intuito de verificar o atendimento às Salvaguardas ambientais.
Ao final da missão, a equipe técnica do Banco e UGP se reuniram para elaboração de um Plano de Ação para início da execução de atividades.
“Consideramos que a Missão foi um sucesso. Teremos muitas atividades a executar juntos as organizações beneficiárias, que vão deste a elaboração de Croquis dos locais onde serão implantados os Projetos como também atividades de capacitação, assessoramento técnico e monitoramento da Execução. Apoiar projetos de produção sustentáveis de alimento para a forragem junto as OAFs será uma estratégia importantíssima para o Desenvolvimento Rural Sustentável que o PSJ tanto almeja”, ressaltou Mayra Aguiar, assessora Ambiental do Projeto.