Por sugestão do Ceará, União prorroga pesca de lagosta de 13 centímetros até 2023

25 de abril de 2022 - 15:39

A maioria dos pescadores artesanais do Ceará, acostumados a pescar a lagosta de 13 centímetros, terão mais 12 meses de atividades legalizadas para a retirada das lagostas no tamanho previsto atualmente como prevê a lei. Uma nova portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Secretaria de Aquicultura e Pesca (MAPA) de 19 de abril prorrogou as novas regras até 2023 que previam a pesca da lagosta apenas a partir de 14cm.

A sugestão da mudança foi proposta após uma série de reuniões preliminares entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e representantes do MAPA (ofício nº0456, assinado pela secretária Ana Teresa de Carvalho) após ouvir colônias de pescadores em especial da Região do Litoral Leste do Estado.

“Estamos indo ainda esta semana para Brasília para definir ainda a questão do tamanha da lagosta a partir desta novo prazo, mas de todo modo é um grande pleito dos nossos pescadores”, destacou o secretário executivo de Pesca da SDA, Thiago Sá Ponte.

Segundo o ex-secretário da SDA, Dedé Teixeira, que participou das tratativas para requisitarem do Mapa a alteração da legislação, “a maioria dos pescadores cearenses sabem na prática que a lagosta a 13 cm já alcançou sua maturidade e conforme estudos apontam nesta esta idade as lagostas já teriam se reproduzido”, explicou.