Nova etapa de capacitação do São José Jovem reúne selecionados de modo presencial em diversas regiões

28 de abril de 2022 - 14:57


Os 400 jovens selecionados pelo Projeto São José Jovem da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) voltaram a se reunir nesta quinta-feira (28) em diversas regiões do Estado, de modo presencial, com vistas a capacitação para execução do programa do Governo do Ceará. O encontro segue nesta sexta-feira (29) nos polos Sobral, Quixeramobim, Crateús, Tauá, São Benedito e Limoeiro do Norte.

O edital das Juventudes Rurais, lançado pelo governador Camilo Santana em julho do último ano, tem como objetivo promover a autonomia econômica e social das juventudes de base familiar, através do apoio ao desenvolvimento de empreendimentos econômicos agrícolas e não-agrícolas.

“Temos boas perspectivas com o sucesso deste programa, uma vez que já contemplamos uma mudança na composição destes 400 jovens selecionados dentro dos critérios, uma vez que 63% são mulheres e 37% de homens”, destacou Ana Teresa. Entre os selecionados estão Juventudes Indígenas, Quilombolas, Atingidos por Barragens, Pescadores e Pescadoras Artesanais, Povos de Terreiros, e Coletivos de Jovens do MST e da FETRAECE.

O edital do São José Jovem atraiu 1.736 jovens inscritos, dos quais 1.280 enviaram suas Manifestações de Interesse e participaram das etapas de análise de Formulário e Vídeo com apresentação das propostas.

Nesta etapa, após a capacitação, será realizada a análise do projeto de intervenção, e a divulgação do resultado final. A terceira e última fase será a implantação do projeto de intervenção com a visita de campo, repasse dos recursos, apoio técnico, e acompanhamento e monitoramento.