SDA celebra resultados importantes do Projeto Paulo Freire para a política pública no semiárido cearense

13 de maio de 2022 - 15:07

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará (SDA), por meio do Projeto Paulo Freire (PPF) realizou o workshop Encontro de Avaliação Final do PPF. O evento online, durante os dias 10 e 11/05, reuniu parceiros e beneficiários para apresentar e debater os principais resultados do projeto, em seis anos de execução. O encontro foi realizado em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Universidade Federal de Viçosa-MG.

O workshop contou com a participação da secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Barbosa de Carvalho; do secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário, Carlos Bezerra; do Ass. Esp. de Relações Institucionais, Nelson Martins; do Gerente de Programas do FIDA no Brasil , Claus Hainer, e Hardi Vieira, Oficial de programas do FIDA no Brasil; de ex-secretários da SDA, e da coordenadora estadual do PPF, Íris Tavares.

“Esse acompanhamento dos resultados e processos é de extrema importância para que, em outro momento, nós possamos levar a público esse sentimento de satisfação e gratidão pelo grande esforço e pela eficiência de toda a equipe envolvida na execução exitosa do maior projeto de combate à pobreza, fome e desigualdades das populações do semiárido nordestino. E para mim é motivo de grande orgulho poder fazer parte dessa equipe que trabalhou na criação de condições para garantir o empoderamento e a autonomia dessa parte da população rural que foi beneficiada”, destacou a secretária Ana Teresa de Carvalho.

Com média de 100 participantes diários, o evento teve a participação de representantes de diversos setores da sociedade civil, como movimentos sociais, entidades de assessoria técnica contínua, sindicatos rurais, secretarias municipais, universidades, projetos FIDA no Brasil, vinculadas e coordenadorias do Sistema SDA, beneficiários do PPF, dentre outros.

“Foi um encontro potente com ampla participação. A avaliação de impacto realizada pela equipe da Universidade Federal de Viçosa foi magnânima e acrescida de análises e reflexões propositivas. Esperançou e melhorou a vida de parte significativa dos agricultores e agricultoras nas comunidades do semiárido. A lição aprendida é que as ações de combate à pobreza rural precisam ter continuidade”

A partir da apresentação de resultados do projeto, por meio da Pesquisa de Impacto e depoimento de beneficiários, os painelistas trouxeram para o debate a importância e promoção da política pública, e o papel do estado na garantia de direitos dos povos do campo. Foram destacados os avanços no acesso às tecnologias sociais, fomentos produtivos, protagonismo e empoderamento de mulheres e jovens, a partir da atuação do PPF. Foram indicados também os desafios para o Estado, quanto ao acesso à terra, diversificação da produção e acesso ao crédito, fatores importantes para contribuir na redução da pobreza rural no nosso estado.