1.242 títulos de propriedade rural serão entregues em Barbalha, Itarema e Trairi

17 de maio de 2022 - 14:00

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), fará entrega de 1.242 títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária, em três municípios do interior do estado. O programa é uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal.

As entregas de títulos serão realizadas nas cidades de Barbalha (294), nesta quarta-feira, 18 de maio; em Itarema (357), na quinta-feira, 19 de maio; e em Trairi (591), na sexta-feira, 20 de maio.

A solenidade em Barbalha terá as presenças da governadora Izolda Cela; do secretário Executivo da SDA, Francisco Carlos Bezerra; do superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves; além de autoridades municipais e lideranças locais. Nos outros dois municípios a Chefe do Poder Executivo estadual será representada pelo assessor de Relações Institucionais, Nelson Martins.

Em 2022 já foram entregues 1.846 posses definitivas da terra em 132 municípios do interior do estado, beneficiando aproximadamente 2.122 famílias. As entregas foram feitas em eventos, pelas prefeituras e sindicatos e diretamente aos detentores.

Desde a implantação em 2007, a Regularização Fundiária foi implantado em 136 municípios do estado, de um total de 182 de abrangência do programa. Foram cadastrados e georreferenciados cerca de 241 mil imóveis, emitidos  mais de 115 mil títulos, beneficiando quase  132 mil famílias.

Com o título de terra o detentor pode conseguir financiamento de até R$ 20 mil para investir na melhoria da terra e nas condições de vida. O financiamento pode ser feito através de crédito do Banco do Nordeste ou Banco do Brasil.