Comitiva do Ceará participa do 1º dia da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária

16 de junho de 2022 - 12:09

Kyara Aires

O secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Carlos Bezerra, participou, nesta quarta-feira (15), em Natal (RN), da abertura da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes). O evento conta com a participação de mais de 150 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores e um público visitante total de mais de 10 mil pessoas.

De acordo com o secretário Carlos Bezerra, a Fenafes surge como a grande vitrine que a agricultura familiar merece. Ele destaca ainda a importância da presença dos representantes dos nove estados da região, para que o evento não só promova perspectivas de crescimento e valorização do setor, mas também possa contribuir com o fortalecimento da identidade nordestina.

“O que nós temos aqui é o retrato de um Nordeste pujante, valente e trabalhador. E em tempos tão difíceis como os que estamos enfrentando, é muito inspirador assistir esse espetáculo de cooperação e diversidade que a agricultura familiar nos proporciona. É extremamente importante repetir que é a agricultura familiar que põem comida na mesa. E que o Estado tem a obrigação de investir na agricultura familiar e na segurança alimentar”, declarou.

Na oportunidade, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, aproveitou para destacar o papel estratégico da agricultura familiar para tirar o país da crise alimentar que recolocou o Brasil no Mapa da Fome, um cenário social que já havia sido vencido em 2013, segundo a Organização das Nações Unidas.

“O que a gente precisa é ter as políticas adequadas e as ações assertivas para que a agricultura familiar cumpra com o seu destino, que é alimentar o povo brasileiro. Alimentar de maneira saudável, gerando emprego e garantindo o protagonismo que ela promove com a inserção das mulheres, com a inserção das juventudes e muito mais”.

Fórum dos Gestores

A programação da Fenafes, que segue até o dia 19 de junho no Centro de Convenções de Natal, é uma das principais metas para o ano de 2022 dos estados que compõem a Câmara Técnica da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste e o Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste.

Mais cedo, o secretário Carlos Bezerra também representou o estado do Ceará no Fórum dos Gestores e Gestoras. Ele destacou a importância desses espaços de discussão que visam a unificação das ações em prol do fortalecimento da região.

“Reforma agrária, sistemas agroalimentares, acesso a mercados, protagonismo das mulheres, essas são algumas pautas pertinentes ao Nordeste, que precisam ser debatidas e precisam que esse debate ganhe visibilidade. E essa união que o Consórcio Nordeste está promovendo é de extrema importância para que nós sejamos resistência e sejamos, também, o avanço que nós necessitamos”.