SDA promove segundo intercâmbio na Região dos Inhamuns com jovens indígenas

20 de junho de 2022 - 14:24

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José, em parceria com a Associação SlowFood Brasil promoveu na última semana a segunda edição do intercâmbio com jovens indígenas tremembé (Barra do Mundaú em Itapipoca) e tabajaras, de Quiterianópolis.

O objetivo do intercâmbio foi fomentar cultura alimentar como desdobramento do projeto “Território e Cultura Alimentar no Ceará”. A segunda edição do encontro desde janeiro deste ano atraiu a participação de jovens da Aldeia Fidelis, também chamada de Aldeia Mãe, na T.I. Tabajara localizada no Sertão dos Inhamuns.

A colheita de milho, fava e sorgo proporcionaram a troca de experiências entre as juventudes e a expansão de saberes sobre a agricultura familiar praticada na região.

O intercâmbio teve como resultados o fortalecimento da identidade cultural e territorial dos participantes e de suas comunidades, e estabelecimento de caminhos para a ação em rede e aumento da resiliência das comunidades, reconhecimento e valorização da sociobiodiversidade e da cultura alimentar.

Participaram deste evento sete jovens tremembés selecionados do edital do São José Jovem e mulheres selecionados pelo edital de Inclusão Social e Produtiva.