Governo do Ceará comemora Dia do Pescador com ações do FortPesca para colônias de todo o Ceará
29 de junho de 2022 - 17:11
![]()
O Governo do Ceará por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário comemorou o Dia do Pescador, no estacionamento da SDA, em Fortaleza, com entregas de kits do projeto de Fortalecimento da Renda e Trabalho Para a Pesca Artesanal (FortPesca) durante solenidade com a presença do secretário de Relações Institucionais Nelson Martins, da secretária Ana Teresa de Carvalho e do secretário executivo de Pesca, Thiago Sá Ponte.
A meta do projeto é atender 100 entidades de pescadores com a entrega de 23 mil kits, beneficiando diretamente 8 mil pescadores continentais e 15 mil pescadores marítimos. Investimento de 21 milhões de reais.
![]()
Compõem os kits de pesca itens como tubos de linha, chumbanda, boias pequenas, panagem, camisa uva, colete salva vidas, chumbo, anzol, frezers, mesa em inox e outras peças em composições com foco em entidades e pescadores marítimos e continentais.
O projeto que já ocorre desde 2017 passou a ser regulamentado pela lei Nº 17.603, 3 de agosto de 2021.
“Tenho muito orgulho de poder afirmar que esse foi o Governo que mais investiu no setor pesqueiro na história do Ceará. E um dos nossos principais investimentos foi no programa de peixamento, ou seja, na distribuição de alevinos para fortalecer a pesca em rios e açudes e a renda das famílias de pescadores. Foram milhões de alevinos distribuídos ao longo destes 3 anos. E hoje, nós estamos aqui para celebrar o sucesso dessa política com a distribuição de 23 mil kits de pesca”, resumiu a secretária Ana Teresa de Carvalho.
Serão atendidos com esta primeira leva de entregas as 49 entidades representativas dos pescadores inscritas até 10 de junho contribuindo com a formação de banco de dado quanto à produção e comercialização.
![]()
Para acessar o Fortpesca a entidade deverá realizar um cadastro no site da SDA (https://sistemas2.sda.ce.gov.br/scriptcase/app/pesca/login/) e apresentar cópias do estatuto da entidade; certidão negativa trabalhista; certidões negativas fiscais (federal, estadual e municipal); cópia da ata da assembleia designando seus representantes; cópia da identidade, CPF e comprovante de endereço do presidente; relação de todos os pescadores com registro geral de atividades pesqueira dos pescadores cadastrados na colônia (RGP/ Nº PROTOCOLO) e CPF; comprovante de endereço da sede da entidade (conta de luz e fotos).