Governadora Izolda Cela entrega segundo lote de tratores para apoiar atividade rural no Ceará

20 de outubro de 2022 - 12:53

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto Carlos Gibaja e Helene Santos - Fotos

Com o auxílio dos 40 novos tratores, os pequenos produtores poderão aumentar a produtividade rural em diversas regiões do estado

O trabalho dos agricultores e agricultoras cearenses ganhou mais força, na manhã desta quinta-feira (20), com a entrega do segundo lote de tratores que estão previstos na Política de Incremento e de Modernização da Atividade Agrícola do Ceará aos municípios. A governadora Izolda Cela entregou as 40 novas máquinas, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, em Fortaleza. Estiveram presentes, a titular da SDA, Ana Teresa de Carvalho; o secretário de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins; prefeitos; representantes de movimentos sociais; e outras autoridades.

Na oportunidade, Izolda Cela reafirmou o compromisso com o desenvolvimento de ações que ampliam as áreas cultivadas e o aumento da produtividade em todo o território cearense. “Entregaremos os tratores aos 183 municípios de forma parcelada, com critérios baseados no Índice de Vulnerabilidade Municipal. Os tratores são importantes para o apoio que as prefeituras passam aos pequenos produtores. O que a gente fizer ainda é pouco, mas o foco é o apoio a esses produtores. Infelizmente, o Brasil voltou ao mapa da fome, mas no Ceará temos sempre esse movimento de superação das dificuldades. O trabalho continua, sempre com esperança e fé para buscar dias melhores, principalmente para a população que mais precisa. As pessoas que lutam no campo, que lutam na produção dos alimentos, convocam a nossa responsabilidade”, enfatizou.

Cada trator representa um investimento individual de R$ 356.333,00. A ação se soma à primeira entrega realizada em maio deste ano, que 39 municípios foram contemplados. Com isso, 183 municípios cearenses (exceto Fortaleza, que não dispõe de área agrícola) receberão um trator Massey Ferguson sobre rodas, agrícola, motor mínimo 3 cilindros, mínimo 104 cv, pneus traseiros 18 a 34 R1, capacidade de levante hidráulico mínima de 3.750KG e plaina agrícola.

A titular da SDA, Ana Teresa, reforçou que disponibilizar equipamento e tecnologia é fundamental para tornar as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas. “Isso mostra o respeito que o Estado tem como o homem e mulher do campo. O trator é um equipamento com muito valor agregado e será bem utilizado nos municípios”.

No período de 2015 a 2022, o Governo do Ceará terá entregue 363 tratores para todo o estado.

Também presente na entrega, o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Castro, destacou a parceria entre Estado e municípios para a promoção de políticas públicas que beneficiam as famílias do campo. “É mais uma iniciativa que beneficiará principalmente os pequenos produtores. Começaremos a arar nossas terras em breve, pensando no inverno”, garantiu.

Fortalecendo a produção no campo

Na Região do Sertão Central, o município de Deputado Irapuan Pinheiro agora dispõe de um novo trator para auxiliar no plantio da agricultura e outras atividades. “É um instrumento essencial para apoiar o homem e a mulher do campo, sendo utilizado para diversas finalidades. Além do plantio, nossos produtores também estão se destacando na pecuária leiteira”, disse o prefeito Gildecarlos Pinheiro.

Outro trator também reforçará o trabalho dos pequenos produtores de Iracema, no Vale do Jaguaribe. “O trator é uma demanda dos nossos pequenos produtores, que necessitam da máquina para o corte da terra. Nossa atividade forte é a pecuária leiteira”, pontuou Celso Gomes, prefeito de Iracema.

Fortalecimento da agricultura familiar

Para além do maquinário, a agricultura familiar cearense conta com o apoio de outras ações do Projeto São José, executado por meio da SDA, com foco na participação, inclusão e justiça social no meio rural. Em 2022, o Governo do Ceará destinou investimento global superior a R$ 400 milhões para o projeto São José, incluindo a aquisição de tratores.