SDA ressalta ações do Governo durante seminário sobre o Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura

21 de outubro de 2022 - 15:51

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará em parceria com a Assembleia Legislativa promoveu nesta sexta-feira (21) o seminário sobre o Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura 2022, na América Latina e no Caribe. O debate realizado na sala de comissões ocorreu a exato um mês do Dia Mundial da Pesca, comemorado em 21 de novembro.

Participaram do seminário híbrido o Secretário Executivo Da Pesca da SDA, Thiago Sá Ponte; Dedé Teixeira, Ex-Deputado Estadual E Ex-Secretário De Estado Do Desenvolvimento Agrário; Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil; Felipe Matias, Cientista Chefe Da Pesca E Aquicultura Da Funcap; Gustavo Chianca, Representante Assistente Para Programa da FAO; Sérgio Macedo, Engenheiro De Pesca Da Universidade Federal Rural De Pernambuco, Maninha, do Conselho Pastoral dos Pescadores (ANP), e a senhora Marilene, do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP)além de técnicos da coordenadoria de pesca e aquicultura da SDA.

Ao longo da manhã painéis discutiram temas como Aquicultura Familiar no Brasil – Perspectivas e Tendências; Aquicultura e Pesca na era 4.0 entre outros.

De acordo com o Representante Assistente Para Programa da FAO, Gustavo Chianca, pelo menos três ações precisam ficar evidentes nesta junção de mãos tendo em vista o desenvolvimento da cadeia em todo o Estado: “associatividade, para agregar valor à cadeia de frios; técnicas e disciplinas, além de uma boa governança”.

Segundo o presidente da Colônia de Pescadores do Ceará, Pedro Oliveira, “o Governo do Ceará tem estado de portas abertos nos últimos anos aos pescadores artesanais por meio do investimento de mais de milhões de reais para a categoria, mas devemos seguir todos unidos para fazer da atividade ainda mais forte”, lembrou.

Investimento confirmado pelo secretário Thiago Sá Ponte. “A SDA tem diversas iniciativas que comprovam este interesse do Estado por meio de projetos como o peixamento, além dos kits de cultivo e produção aos pescadores artesanais, nós fazemos nossa parte para garantir que estes cearenses tenham a melhor forma de pegar seu peixe e ter seu sustento”.