Carcinicultores de Pacajuru, em Beberibe, recebem reforço em equipamentos para diagnósticos na produção de camarão

14 de novembro de 2022 - 09:43

Nesta sexta-feira (11) a Secretaria do Desenvolvimento Agrário entregou materiais de consumo e um microscópico trinocular aos carcinicultores familiares da Associação Comunitária dos Produtores de Parajuru (ACPP), que irá auxiliar na assistência técnica dada pela SDA com a análise do camarão para a identificação de enfermidades.

Com a chegada do benefício, a associação que trabalha com 63 famílias numa área produtiva de 50 hectares seguirá com mais segurança na produção diante dos riscos de doenças como a mancha branca.

“No início deste projeto tivemos o empréstimo de equipamentos junto a SDA por meio do projeto PSF Camarão, e com estes estudos evitamos perdas. Agora vamos evitar outras enfermidades com estes equipamentos próprios. Hoje aprendemos a conviver mediante a análises e precauções aos maiores efeitos da doença”, destacou o presidente da ACPP, Mário. Carneiro de Sousa.

Para o secretário municipal de Indústria e Comércio do município, Alisson Freitas, os equipamentos vão auxiliar os produtores. “Estes bens vão potencializar suas atividades com o camarão de qualidade e resguardado de doenças”. Ele destacou a ideia de ampliar o apoio aos produtores por meio do Festival do Camarão no próximo ano e, já agora, uma mostra na feira dos empreendedores no próximo dia 2 e 3 com o resultado do trabalho dos produtores da ACPP.

Para o técnico da Coordenadoria de Pesca e Aquicultura Familiar da SDA (COPEA), Ricardo Albuquerque, o investimento é um estímulo à que os produtores possam continuar prevenindo-se e ampliando sua produção por meio do controle da doença.