Projeto São José promove oficina para jovens da Grande Fortaleza

28 de novembro de 2022 - 09:20

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, por meio do Unidade de Gerenciamento do Projeto São José, promoveu na última semana oficinas de capacitação para jovens beneficiários de organizações produtivas do Projeto São José.

O objetivo do encontro foi de aliar a comunicação e a educação à tecnologia para criar fluxos de expressão popular e de articulação comunitária, estimulando a criticidade e a criatividade, para ampliar o poder das juventudes na execução das ideias e no engajamento das ações desenvolvidas, local e globalmente.

Na oportunidade foram desenvolvidos ações de contextualização sobre o movimento Slow Food, sua identidade territorial e o fortalecimento das juventudes rurais para permanência no campo/sucessão rural; a identificação da comunicação como ferramenta dialógica para promoção das pautas de interesse coletivo e como alternativa regenerativa de práticas participativas, a exemplo da atuação em rede nas redes sociais, no mundo físico e virtual (realidade expandida); enfoque no poder da informação e a manipulação dos conteúdos pelos meios de comunicação comerciais (desinformação), bem como a relevância dos critérios de utilização das mídias sociais, para consumo e geração de conteúdos emancipatórios; além do reconhecimento das bases da Comunicação Popular na Pedagogia Freireana e o surgimento da educomunicação, e a influência das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e também das tecnologias sociais na articulação comunitária para a transformação da realidade;

As juventudes participantes demonstraram interesse em aprender a utilizar as técnicas e os aplicativos de edição audiovisual, com destaque para aplicativos de vídeo e de podcast; a possibilidade de despertar junto às juventudes consumidoras de informação sobre a importância de uma análise crítica dos conteúdos, para além do ponto de vista do design e do audiovisual, mas tendo a veracidade dos fatos e a transparência da mensagem como fatores que potencializam a transformação social, estimulando a ocupação dos espaços midiáticos de modo consciente do processo de produção e de transmissão das mensagens.