Elmano de Freitas toma posse como governador do Ceará e defende justiça e inclusão social

2 de janeiro de 2023 - 11:58

Com paridade de gênero, novo secretariado de Estado também foi empossado neste domingo (1°). Izolda Cela assume Secretaria-Executiva do MEC, do Governo Federal, ao lado do ministro Camilo Santana

O governador Elmano de Freitas e a vice-governadora Jade Romero tomaram posse na manhã deste domingo (1º) na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em Fortaleza. Na sequência, foi realizada a cerimônia de assinatura do termo de transmissão de cargo, no Palácio da Abolição, sede do Executivo, com a participação da ex-governadora Izolda Cela, e com a posse do novo secretariado de Estado e presenças de outras autoridades e convidados.

Em primeiro discurso no Abolição, o governador Elmano de Freitas agradeceu ao povo cearense pela confiança, defendendo que unirá forças para assegurar justiça e inclusão social. “Hoje, iniciamos juntos mais um capítulo da história do nosso Ceará. História que nos enche de orgulho, que tem sido construída com muito esforço e dedicação por tantas mãos, mentes e corações de um povo trabalhador, alegre, criativo, solidário e forte. Temos o desejo renovado de continuarmos avançando para um Ceará cada vez mais desenvolvido. O Ceará que eu sonho, pelo qual destinarei todas as minhas forças, é um Ceará com mais oportunidades, principalmente para quem mais precisa. Este é o meu foco. Vamos fazer o Estado crescer, mas no esforço permanente de que esse crescimento venha acompanhado de um processo, também permanente, da redução das desigualdades sociais. Nossa busca será incessante por justiça social, porque ninguém quer ver pessoas mendigando, sofrendo, clamando por emprego ou chorando de fome”, garantiu. emocionado.

Aliado à justiça social, com foco no combate à fome, Elmano enfatizou que saúde, segurança e educação em tempo integral também serão prioridades da nova gestão. “Investir em educação de qualidade é a melhor política de prevenção social, que reflete em segurança. Nessa busca por mais oportunidades para a juventude e população, nosso governo sempre estará de portas abertas para o setor produtivo, para a construção de projetos e iniciativas para o desenvolvimento sustentável do Ceará. Assim como a classe trabalhadora, que sem a qual não há desenvolvimento, que seja respeitada e valorizada”, reforçou Elmano, que também agradeceu aos ex-governadores do Ceará, com destaque para Izolda Cela e Camilo Santana, pelo legado deixado – ambos ovacionados pelos presentes a cada menção no discurso do governador empossado.

Na oportunidade, a ex-governadora Izolda Cela falou sobre a missão de conduzir o Executivo Estadual, investindo em diversas aéreas essenciais para dar dignidade à população do Ceará. “Agradeço de coração por todo apoio, crédito e manifestações de carinho que recebi. São muitas emoções e muitos aprendizados, alguma dor, talvez sim, mas como síntese de tudo: a gratidão. Nosso trabalho contou com um time valoroso. É no fazer bem feito, com bondade, que está a verdadeira grandeza. Ao governador Elmano, desejo o que considero de mais valia; saúde, paciência, luz do discernimento, coragem, com a coerência e congruência que os princípios exigem, e alegria, para servir ao povo cearense”, desejou, em tom emocionado.

Posse na Alece

Ao tomar posse, em solenidade comandada pelo deputado e presidente da Alece, Evandro Leitão, o governador Elmano de Freitas destacou que fortalecerá ainda mais o diálogo com o Poder Legislativo, onde atuou nos últimos oito anos. “Estou e sempre estarei aberto ao diálogo com cada um de vocês. Deputados e deputadas, somaremos forças em prol do nosso Ceará, com o interesse maior da população em primeiro lugar”, frisou.

Também compareceram à solenidade, o primeiro presidente da mesa diretora da Alece, Antônio Granja; o senador da República e ministro da Educação, Camilo Santana; a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora; além deles, deputados, prefeitos, familiares dos empossados, e outras autoridades.

Perfis

Elmano de Freitas

Elmano de Freitas da Costa nasceu em 12 de abril de 1970, no município de Baturité, filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, o “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa. É casado com a administradora Lia Freitas e pai de quatro filhos.

Viu no estudo do Direito a oportunidade para ampliar o trabalho com os mais vulneráveis, que começou a trilhar ainda nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Formado pela Universidade Federal do Ceará, defendeu interesses dos trabalhadores de todo o Brasil nas mais altas cortes do País.

Atuou como secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo, da Prefeitura de Fortaleza. Em 2014, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, tendo tido o mandato renovado quatro anos depois. Nos anos em que esteve na Assembleia Legislativa, propôs leis e ajudou a articular e aprovar inúmeras medidas em prol do desenvolvimento do Ceará e dos cearenses.

Em outubro deste ano, Elmano de Freitas foi eleito, ainda no 1º turno, com 2.808.300 votos para governar o Ceará, ao lado de Jade Romero. Missão que se inicia neste 1º de janeiro.

Jade Romero

Jade Afonso Romero, vice-governadora eleita do Ceará, é graduada em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Especialista em Políticas Públicas, pela Universidade Gama Filho e Mestranda em Administração Pública, pela Universidade de Lisboa. Foi secretária-executiva do Esporte do Governo do Ceará na gestão Camilo Santana.

Foi secretária de Participação Popular de Fortaleza e já representou o Brasil na reunião jovem dos Brics. Foi empossada, ainda, como Secretaria das Mulheres do Governo do Ceará.

Avanço histórico

A próxima gestão do Governo do Ceará tem assegurada paridade de gênero no secretariado, que totaliza 32 pastas, sendo 16 mulheres e 16 homens.