Secretário reúne coordenadorias e projetos da SDA para alinhamento estratégico

10 de janeiro de 2023 - 08:42

Com o objetivo de conhecer mais de perto o trabalho de todo o sistema da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o novo titular da pasta, Moisés Braz, deu início nesta segunda, 9, a uma série de reuniões com coordenadores dos órgãos de execução programática, instrumental e colegiado. Este último, o Conselho Estadual de Desenvolvimento (CEDR) foi o primeiro a apresentar o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos

O secretário executivo do CEDR, Marcos Castro, falou sobre o trabalho do colegiado no controle social das políticas públicas implementadas pela secretaria. Ao lado da assessora Eveline Augusto e do coordenador Josias Farias Neto, ele apresentou as entidades integrantes, as câmaras técnicas e realizações recentes do conselho.

“Eu já fui integrante do CEDR nos tempos de dirigente sindical e sei da importância deste colegiado na proposição, acompanhamento e monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural do Estado. Por isso, a minha ideia enquanto secretário é revitalizar e fortalecer o trabalho do conselho, que oportuniza a participação da sociedade civil na definição de tudo aquilo que é feito em benefício da agricultura familiar cearense”, apontou o secretário Moisés Braz, ao pedir a colaboração de todo o corpo funcional da SDA. Moisés deve assumir em breve a presidência.

Nos próximos dias, Moisés Braz terá reuniões com as coordenadorias de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep), de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece), de Desenvolvimento dos Assentamentos e Assentamentos (Codea), de Abastecimento de Água e Esgotamento (Coagua), de Crédito Rural (Cocred), Administrativo Financeira (Coafi), de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), de Tecnologia da Informação (Cotin) e das Unidades de Gerenciamento de Projeto (UGPs) Paulo Freire e São José.

“A ideia nesse início de mês é ficar a par de todo o trabalho executado pela SDA. Iniciamos com visitas às vinculadas e ao Instituto Agropolos na semana que passou. Agora vamos conversar com todas as coordenações e com as UGPs de dois projetos importantes, o São José e o Paulo Freire. A partir desse diagnóstico, vamos orientar o planejamento da secretaria para o atingimento das metas que estarão estabelecidas”, explicou o secretário.