Jovens selecionados pelo Projeto São José receberão até R$ 15 mil para implantar projetos

18 de janeiro de 2023 - 10:00

Texto: Marcel Bezerra | Web: Elane Lima

A Unidade de Gerenciamento do Projeto São José (UGP PSJ) da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou na manhã desta terça, 17 de janeiro, capacitação para implantação dos Projetos de Intervenção do PSJ Jovem.

O encontro ocorreu no formato virtual e reuniu os 297 jovens selecionados pelo edital para receberem apoio técnico e financeiro. O secretário da SDA, Moisés Braz, participou da atividade junto com o coordenador do PSJ Lafaete Almeida e o diretor da Ematerce, Inácio Mariano, além de técnicos do projeto e da empresa de assistência técnica.

Para o secretário Moisés Braz, o acompanhamento das iniciativas selecionadas é um dos grandes desafios. “Os jovens precisam da assessoria e do acompanhamento para que não se corra o risco de fazermos um investimento e não termos o resultado”, ponderou ele, que ressaltou o papel da Ematerce no trabalho.

Moisés destacou ainda uma das prioridades da sua gestão. “Assumi essa missão na SDA também nessa perspectiva de apoiar todas as iniciativas junto aos jovens rurais no Ceará”, disse, ao citar o projeto de indicação do Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural de sua autoria aprovado na Assembleia com o objetivo de orientar, integrar e articular políticas, ações e programas voltados para a garantia dos direitos da juventude do campo cearense e a promoção da sucessão rural.

O jovem Marcelo Gonçalves, destacou que a execução positiva é mais importante para os representantes políticos verem que jovens na agricultura, com incentivo, também produzem”.

Na opinião do secretário, é necessário garantir a permanência do jovem no meio rural através de oportunidades criadas com educação de qualidade, esporte, lazer, estradas, e a perspectiva de acessar o ensino técnico ou superior. “É nessa perspectiva que discuto a sucessão rural, e aqui o São José é uma iniciativa importante”, disse ele, ao prometer que irá discutir com o governador Elmano de Freitas e o agente financiador do projeto, o Banco Mundial, a ampliação de iniciativas como o Projeto São José Jovem.

O coordenador do PSJ, Lafaete Almeida, se disse feliz com a fala do secretário, “porque fica claro que esse projeto vai ser prioritário para na sua gestão. O desafio é muito grande porque vamos entrar agora na fase de transferir recursos e acompanhar a implementação. Não é só receber apoio de R$ 15 mil, mas dar o suporte para que esses investimentos possam realmente transformar e oportunizar esses negócios que são agrícolas e não agrícolas”, colocou.

Lafaete enfatizou a “parceria forte com a Ematerce” que fará o acompanhamento na assistência técnica e extensão rural. “É fundamental a presença da Ematerce para assegurar sucesso desses empreendimentos. O Moisés só poderá defender a ampliação se tiver o respaldo do sucesso do programa. Por isso é preciso que vocês se empenhem”, alertou.

A jovem Amália Santiago corroborou com as palavras de Lafaete. “Jovens, temos a responsabilidade de fazer o projeto dar certo. Por nós e por todos os outros jovens que poderão ser atendidos nos próximos projetos”.

Outra jovem selecionada, Mariana Severo Silva foi além. “Tanta emoção em estar aqui hoje, fazer parte desse momento. Esse projeto será de grande importância não só para mim, mas para minha família e até mesmo para o nosso município”, acrescentou.

Após a abertura, o gerente da Componente 01 do Projeto São José, João Nogueira, deu início à capacitação, com orientações informações sobre a próxima etapa do edital 03/2021 Juventudes Rurais, que abrange o processo de formalização do Termo de Fomento.

Ao todo, foram 400 selecionados jovens para a etapa de capacitação e elaboração de projetos, dos quais 297 receberão apoio financeiro com recursos de até R$ 15 mil, totalizando um investimento da ordem de R$ 4,5 milhões por meio de uma operação entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial.

Constam na previsão das próximas etapas do São José Jovem a assinatura do Termo de Fomento (até 28/02/2023), início de Repasse de Recursos (01/03/2023 a 30/03/2023) e o Apoio Técnico e acompanhamento e monitoramento (01/04/2023 a 28/03/2024).