Jovens do Projeto São José aprendem sobre criação de galinhas caipiras em agroflorestas

30 de janeiro de 2023 - 20:06 # # # #

Texto e web: Marcel Bezerra e Elane Lima | Fotos: Luiza Lobo

Com o objetivo de fomentar iniciativas que contribuam com a sustentabilidade e o desenvolvimento da agricultura familiar, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José, apoiou nos dias 28 e 29 de janeiro, em Beberibe, a realização do Curso de Criação de Galinhas Caipiras em Sistemas Agroflorestais. A atividade ocorreu no Sítio Campo Verde da Lagoa, em Sucatinga, e incluiu a participação de jovens selecionados pelo Projeto São José Jovem por meio do Edital Juventudes Rurais (nº 03/2021).

O sistema agroflorestal é uma prática de agricultura integrada que une o cultivo de plantas alimentícias com o manejo de espécies nativas, além da conservação da biodiversidade, a produção agrícola sustentável e a melhoria da qualidade do solo”, explicou Karina Holanda, técnica do Projeto São José que fez a visita guiada, juntamente com João Holanda, agrofloresteiro.

De acordo com João Holanda, a ideia é que os participantes pudessem identificar os principais aspectos e espécies de galinhas adequadas às pequenas criações. “Além disso, ministramos noções sobre o manejo e as diferenças conforme a criação e a orientação ao jovem produtor para criar meios de integrar a criação de galinhas caipiras com outras atividades”, acrescentou.

Selecionada pelo São José Jovem, Sabrina Ferreira, 27 anos, destacou que o curso “trouxe a vivência de práticas da natureza e como isso a possibilidade de retorno financeiro, barateando a produção e, acima de tudo, pensando na natureza”. Na opinião dela, as aulas estimularam o viés empreendedor dos jovens.

 

O curso foi ministrado pelo agrônomo Alexandre Caíque, da Ecoar Agroflorestal, e por Zilval Fontenele, técnico da Ematerce. Da turma de 17 participantes, 10 eram do PSJ Jovem. “Há dois anos começamos a implantar este sistema agroflorestal a um quilômetro da praia, e este foi o primeiro curso com foco no compartilhamento dos conhecimentos agroflorestais para construção de sistemas com aves, além de manejo e fabricação de ração agroecológica”, explica Alexandre Caíque.

Na opinião de Zilval Fontenele, os sistemas agroflorestais, de caráter biodiverso, proporcionam melhor nutrição da terra, maior estabilidade das culturas e resistência das plantas a doenças e pragas, retenção de água e nutrientes e incremento na resistência à seca e às intempéries, como também e maior biodiversidade.“Eles ainda contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, o sequestro de carbono e a conservação da água. Benefícios particularmente importantes para países em desenvolvimento, onde a agricultura e a floresta são importantes fontes de sustento”, detalha.

 

Galinhas caipiras são aliadas na produção

Alexandre Caíque explica que a criação de galinhas caipiras apresentam diversas vantagens quando associadas a cultivos agloflorestais. “Elas fertilizam o solo, ajudam no controle de pragas e doenças, além de contribuir para a preservação da biodiversidade. Esta prática oferece diversos benefícios sociais, ambientais, econômicos e culturais, e pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das famílias”, conta.

Diferente das galinhas comuns, elas possuem porte maior e mais robusto, penas mais grossas e resistentes, assim como canto típico e muito característico. Na visão de Fontenele, elas se adaptaram muito bem às condições climáticas brasileiras, tornando-se resistentes a doenças e mais fáceis de criar. São, por isso, “alternativa alimentícia saudável, podendo ser uma fonte de renda para as famílias através do abate e da venda de ovos”.

 

Ovo de Galinha Caipira é mais saudável

O fato das galinhas caipiras viverem soltas pode fazer a diferença na qualidade dos ovos, já que o ovo de granja possui uma concentração de betacaroteno pelo menos cinco vezes menor do que o ovo caipira. O betacaroteno é um antioxidante importante na nossa alimentação diária, porque é convertido em vitamina A que, entre outras coisas, fortalece o sistema imunológico.

Outro fator importante entre os benefícios do ovo caipira é que ele é rico em ácido fólico, selênio, zinco e magnésio. Todos eles importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de garantir a saciedade, ajuda na formação dos músculos, protege os olhos e ainda favorece o bom funcionamento cerebral.