SDA retoma discussão para abertura de escritório regional da FAO no Ceará

15 de fevereiro de 2023 - 11:55

Texto e fotos: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, foi recebido na tarde desta terça-feira, 14 de fevereiro, no escritório de representação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO Brasil), em Brasília. Em pauta, a retomada da articulação para a abertura do escritório regional da organização no Nordeste, mais precisamente em Fortaleza.

“O processo havia sido iniciado na gestão do ex-governador e hoje ministro Camilo Santana, mas acabou interrompido por conta da pandemia. Agora, já conta com a disposição do governador Elmano de Freitas para ser levado adiante novamente”, afirmou Moisés Braz.

Durante o encontro, o secretário discorreu sobre as iniciativas da do Governo do Estado por meio da SDA, entre elas o projeto Ceará sem Fome que está em vias de ser aprovado pela Assembleia Legislativa. “Cerca de 70 mil famílias na extrema pobreza estão mapeadas como público do programa, que tem a meta de trabalhar com mil cozinhas populares e solidárias para fornecimento de refeições. Além disso, o programa deverá contar com a distribuição de cestas básicas e cartões para acesso aos benefícios”, detalhou. Moisés se prontificou a envidar esforços no sentido de aproximar a FAO do Nordeste e do Ceará.

Moisés destacou ainda outros programas, como o de perfuração de poços, como importantes para ajudar as famílias do campo a mitigar sua condição de pobreza, assim como ressaltou o papel da assistência técnica. “Os objetivos da FAO e da SDA estão muito alinhados, e a abertura do escritório da organização em Fortaleza certamente contribuirá muito para o estabelecimento de parcerias estratégicas”, observou.