Estudo de solos: Parceria entre SDA e FUNCEME expande levantamento de solos do Ceará

16 de fevereiro de 2023 - 09:44

Texto: Comunicação PSJ | Web: Elane Lima | Fotos: Funceme/Geosolos

Pesquisadores da gerência de Meio Ambiente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e da empresa Geosolos retornaram ao interior do estado para o novo levantamento de solos do território do Ceará. Na ocasião, os pesquisadores visitaram determinados pontos de municípios cearenses para a identificação das características dos solos locais. O novo estudo tem prazo de 18 meses de execução.

Atualmente, 88% do estado do Ceará está com o levantamento de média intensidade dos solos concluído, restando 12% para que todo o estado seja contemplado com essa informação nesse nível de detalhe. A área proposta consta de doze folhas sistemáticas, sendo elas: Camocim, Bitupitá, Bela Cruz, Chaval, Acaraú, Aquiraz, Granja. Itapipoca, Itarema, Fortaleza, Lagoa de São Pedro e Paracuru.

Com o conhecimento gerado nos estudos de solos, produtores, agricultores familiares e técnicos terão melhores informações para direcionar suas atividades e manter a terra produtiva, minimizando as distorções atuais e proporcionando condições para impulsionar sua economia e bem-estar social, com menor risco de degradação e de perdas agrícolas.

Outro fator de relevância que deve ser considerado é a situação da segurança alimentar e hídrica nesse cenário de mudanças climáticas, que já é uma realidade na região semiárida.

O Levantamento de Reconhecimento de Média Intensidade dos solos de parte do estado do Ceará, realizado no âmbito da Secretaria do Desenvolvimento Agrário por meio do PDRS/Projeto São José III – 2ª Fase será na escala 1:100.000 (de um para cem mil).

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), através do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, na promoção de ações de políticas públicas de desenvolvimento econômico e social e segurança hídrica e alimentar das comunidades rurais do estado.