Mandalla: Ematerce acompanha projeto executado pela SDA em Parambu

17 de fevereiro de 2023 - 11:33

Texto: Bruno Andrade - Ascom Ematerce | Web: Luan Herculano

Ao todo o Projeto Mandalla, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), atende a 42 municípios no Estado e beneficia diretamente 535 produtores rurais no Ceará

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) realizou na manhã desta quinta-feira(17), no município de Parambu (CE) a execução do Projeto Mandalla que faz parte da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA).

Na visita foi possível constatar que os Produtores, assistidos pela Ematerce, com apenas seis meses de instalação do Projeto Mandalla Mais infância já haviam conquistado a sua autossuficiência alimentar, o que é motivo de satisfação e base para o desenvolvimento agrícola sustentável.

Ao todo, o Projeto Mandalla, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), atende a 42 municípios no Estado e beneficia diretamente 535 produtores rurais no Ceará.

Somente no município de Parambu conta com a implantação de 4 mandalas que são acompanhadas pelos técnicos da EMATERCE e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Téc. Em Agropecuária Marciel Freire e Francisca Torquato, respectivamente. Na oportunidade o Eng. Agrônomo José Ximenes de Farias Júnior, coordenador estadual do Projeto Mandala, visitou as mandalas e orientou pontos a serem melhorados nessa fase inicial.

Projeto Mandalla

O Projeto Mandala é um sistema de irrigação circular que facilita, de forma sustentável, a produção de diversas culturas de modo integrado, sem o uso de agrotóxicos.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), o Projeto de Produção Integrada Mandalla Ceará tem como principal objetivo o de apoiar à agricultura familiar na atividade agrícola de produção e comercialização de alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Garantindo a ocupação e renda para agricultores familiares, criando condições de permanência no campo e promovendo a inclusão no processo produtivo durante todo o ano, o projeto também visa contribuir para o resgate da dignidade humana, eliminação de desperdícios, capacitação e treinamento dos envolvidos, reintegração social, exercício da cidadania e convivência harmoniosa com o meio ambiente.