SDA e Embrapa discutem fortalecimento da ovinocaprinocultura

17 de fevereiro de 2023 - 12:23

Texto: Marcel Bezerra | Web: Luan Herculano

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, recebeu na última quarta-feira, 15 de fevereiro, a chefe geral da Embrapa Ovinos de Caprinos, Ana Clara Cavalcante. O encontro discutiu a aproximação entre a unidade e a SDA no sentido de fortalecer a ovinocaprinocultura de base familiar. Na ocasião, o secretário agendou uma visita a Sobral para os próximos dias, a fim de conferir de perto as pesquisas e projetos desenvolvidos na sede na empresa. O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, também participou da reunião.

Uma das 42 unidades descentralizadas no país, a Embrapa Ovinos e Caprinos fica em Sobral e tem a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da caprinocultura e da ovinocultura em benefício da sociedade.

“O conhecimento científico produzido na Embrapa, que desenvolve soluções simples para problemas complexos, é de grande utilidade para ajudarmos a trazer desenvolvimento para o semiárido. Nesse contexto, a SDA tem todo o interesse em estreitar a relação para aproveitarmos o potencial dos ovinos e caprinos na superação da pobreza e na geração de renda, contribuindo com a sucessão rural”, avaliou Moisés Braz, que considera o Ceará “um estado privilegiado por ser o único a contar com duas unidades da Embrapa” – a outra é a Embrapa Agroindústria Tropical.

Na reunião, Ana Clara discorreu sobre diversas iniciativas encampadas pela Embrapa Ovinos e Caprinos nos últimos anos. “Nossa unidade vai completar 50 anos no Ceará em 2025, e a origem do trabalho foram projetos desenvolvimento comunidades rurais pobres. Primeiro com o Cabra Nossa, que consistia e fornecer bodes melhorados para cobrir as cabras que produziam leites para crianças que eram salvas da desnutrição infantil”, lembra ela, ao destacar o compromisso da empresa com o desenvolvimento local e regional, dentro da perspectiva da territorialidade.

Segundo ela, a ideia é capilarizar o trabalho da Embrapa no Ceará. “Na Paraíba e em Pernambuco, algumas comunidades lideradas por mulheres e jovens têm tido oportunidades com caprinocultura e ovinocultura para o desenvolvimento rural”, disse ao revelar que a Embrapa trabalha com tecnologia adaptadas à caatinga em sistemas integrados. “Temos também iniciativas com abelhas, galinha caipira, horta, tudo que pode contribuir com desenvolvimento desses territórios e comunidades”, acrescenta.

Ana Clara informou que a equipe de Sobral conta com 33 pesquisadores de todos lugares do Brasil, reunindo “competências empenhadas em trazer soluções simples para problemas complexos, conhecimento científico aplicado à resolução de problemas”.

Ela explica a metodologia aplicada pela empresa junto aos produtores. “Sentamos, chamados produtores, ranqueamos problemas e fazemos projetos”, detalha, ao citar como exemplo a parceria com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) no projeto Forrageiras para o Semiárido.

Sobre a Embrapa Ovinos e Caprinos

Localizada em Sobral (CE), a Embrapa Ovinos e Caprinos conta com uma base física, equipada com laboratórios para pesquisas que integram o Núcleo de Biotecnologia de Sobral (Nubis), que reúne ainda os laboratórios da Universidade Federal do Ceará, os da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e os do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará situados na cidade.

A biblioteca da Embrapa Caprinos e Ovinos possui um amplo acervo de publicações relacionadas à ovinocultura, à caprinocultura e áreas afins, composto por livros, folhetos, periódicos, monografias, teses, dissertações, obras raras, mapas, fitas de vídeo e cds. Além do acesso ao acervo físico existente na biblioteca, os usuários também tem acesso virtual a outros sistemas e bases de dados públicos ou restritos à Embrapa.

Três Núcleos Avançados de Apoio à Inovação contribuem para o cumprimento do mandato nacional: o Núcleo Sudeste (sediado na Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora – MG), o Núcleo Centro-Oeste (sediado na Embrapa Gado de Corte, Campo Grande – MS) e o Núcleo Nordeste (sediado na Embrapa Algodão, Campina Grande – PB).