SDA realiza seminário de acesso a mercados com beneficiários do Projeto São José

2 de março de 2023 - 13:00

Texto: Comunicação PSJ | FotoWeb: Elane Lima

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José, realizou nos dias 28 de fevereiro e 1º de março a oficina virtual com o tema “A importância da inserção no mercado como vetor de desenvolvimento das organizações da agricultura familiar”.

O evento foi direcionado aos dirigentes de organizações da agricultura familiar selecionados nos editais de fortalecimento para acesso ao mercado e inclusão social e produtiva e técnicos do Projeto. Ação em parceria com a empresa de consultoria Agmaac, contou com aproximadamente 400 participantes que promoveram o debate em torno das estratégias, valores e visão de mercado.

De acordo com o secretário da SDA, Moisés Braz, o momento proporcionou aos participantes a oportunidade de estarem mais organizados e de compreenderem melhor as exigências que o mercado impõe. “É uma missão da SDA garantir que o nosso produto tenha verdadeiramente acesso ao mercado, que gere oportunidade para que os nossos agricultores, hoje acompanhados pelo projeto São José, possam melhorar de vida, agregando valor, fazendo projeto de agroindustrialização, mas sobretudo através de um processo bem articulado e de comercialização”.

Segundo Lafaete Almeida, coordenador do Projeto São José, o momento sensibilizou os participantes para a importância da inserção no mercado como vetor de desenvolvimento das organizações da agricultura familiar. “Que a gente possa cada vez mais trabalhar com a perspectiva que os nossos produtores tenham acesso ao mercado e que eles possam comercializar, sem sombra de dúvidas e através desse movimento, melhorar um pouco a qualidade de vida a partir desse acesso ao mercado.”

A oficina contou com a participação dos palestrantes Guilherme Sousa (Organização para o Mercado no PSJ IV), Arnoldo Campos (A estratégia de valor e a visão de mercado do PSJ), Leila Okamura (Os desafios e oportunidades para os produtos de cooperativas brasileiras) e Alécio Mascarenhas (compredeumacooperativa.com.br).

Os palestrantes apresentaram experiências concretas de inserção de organizações da agricultura familiar no mercado. Destacaram a importância de uma estratégia que associe as tendências de mercado mais promissoras da atualidade, assim como considere as melhores oportunidades e tendências desde os mercados locais até os regionais e nacionais/ internacionais.

Segundo Guilherme da Agmaac, “o mercado não acontece a partir de uma mão invisível. As decisões dos consumidores são determinadas cada vez mais por valores subjetivos, valores de afetividade, gosto da infância, entre outros”. Segundo ele, “não existe um caminho único para acessar o mercado, isso é fruto de muita organização e muito trabalho”.