MDA anuncia intenção de parceria para investir US$ 250 mi no Nordeste

8 de março de 2023 - 18:34

Texto e fotos: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Elane Lima

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, participou nos dias 6 e 7 de março, no Rio Grande do Norte, de agenda promovida pela Câmara Técnica da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, também esteve presente, ao lado do secretário executivo da pasta, Marcos Jacinto, do coordenador do Projeto São José, Professor Lafaete Almeida e do ex-deputado e ex-secretário Dedé Teixeira.

No último compromisso da programação, a reunião da Câmara no Palácio de Despachos da Lagoa Nova – sede do Governo do RN -, o ministro anunciou a intenção de parceria do governo federal e o Banco Mundial, no Programa de Alimentação Saudável (PAS), com uma previsão de investimento de 250 milhões de dólares para o fortalecimento da agricultura familiar no Nordeste.

Segundo Paulo Teixeira, o objetivo é estimular a adoção de boas práticas produtivas que contribuam com a transição agroecológica e que vislumbrem estratégias de acesso a mercado, bem como a ampliação do uso de energias renováveis, com a participação de jovens e mulheres da agricultura familiar. O foco principal é a inclusão sócio produtiva para produção de alimentos.

“Trata-se de uma grande oportunidade para os estados do Nordeste. Afinal, a ideia é atingir um público beneficiário de 250 mil agricultores e agricultoras familiares. Dentro desse público, haverá um olhar especial para mulheres, jovens, quilombolas, assentados, produtores de orgânicos, em transição agroecológica, povos e comunidades tradicionais”, avaliou Moisés Braz, para quem o Ceará deverá ser um dos estados com maior número de famílias dentro do programa.