8M: Dia de Luta das Mulheres é celebrado na SDA

13 de março de 2023 - 12:27

Texto e Web: Naélio Santos -Ascom SDA | Fotos: Rafael Fonteles

Uma programação especial marcou na última quarta, 8 de março, o Dia Internacional de Luta das Mulheres na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará. Momento de confraternização e reconhecimento das servidoras que fazem a SDA, mas também de afirmação política e de debate com as mulheres presentes.

O dia teve início com café da manhã no Centro de Convivência da secretaria, seguido de uma sessão de foto-lembrança exclusiva para as mulheres. O evento foi animado pela jovem Cecília do Acordeon, ao som da sanfona e do forró pé-de-serra. A abertura da programação contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, que ressaltou a necessidade de reconhecimento e valorização das mulheres.

“Este é um momento de encontro para destacar a importância da mulher e suas pautas de luta. Sabemos que existiram avanços ao longo da história, mas ainda há muito a conquistar. Aqui na SDA, temos um qualificado quadro feminino. Mas os homens ainda são maioria nas coordenações e espaços de gestão”, disse Moisés.

O secretário afirmou que defende equiparação salarial e de condições de trabalho entre homens e mulheres. “Que as mulheres possam ocupar todos os espaços, não só no serviço público, mas na política e na tomada de decisões”, acrescentou. Durante a sua fala, anunciou que sua gestão não vai admitir qualquer tipo de assédio ou forma de violência. “Tenham a liberdade para nos procurar sempre que acharem necessário. Que vocês possam ser respeitadas todos os dias não só no local de trabalho, mas em todos os âmbitos da nossa sociedade”, destacou.

Debate feminino

Na sequência, no auditório SDA, foi aberto um debate sobre o papel da mulher no serviço público e seus desafios, encabeçado pelas próprias servidoras da secretaria e convidadas. Entre elas, a prefeita de Apuiarés, Iris Maria, e a secretária secretária de Políticas Sociais da Fetraece, Navegantes Reis.

“Reconhecemos os avanços que nós tivemos, mas compreendemos que esses avanços só aconteceram por meio da nossa organização e protagonismo, por meio da nossa ousadia. Precisamos contar umas com as outras para que a gente consiga se manter forte para lutar. Prontas para estar na resistência em meio a uma sociedade que ainda se apresenta com relações de gênero tão desiguais”, apontou a prefeita Iris Maria.

Para Gizeli Morais, coordenadora estadual do Programa do Leite, é gratificante empoderar outras mulheres por meio do trabalho realizado na SDA. “A gente tem um grande caminho pela frente, muitos desafios ainda, mas quero falar também da alegria de nossas conquistas. É quando lá no campo, a gente chega no curral e vê uma agricultora fazendo uma ordenha. Vemos ali a mulher fazendo um bolo, se empoderando, trabalhando, tendo o seu ganho. Saber que a gente contribui também para isso é gratificante. Nós podemos fazer muito e com muita qualidade e na diversidade que nós quisermos”, avaliou

Também participaram do debate representando as mulheres que fazem a SDA Áricles Queiroz (Codea), Eveline Augusto (CEDR), Leuda Cândido (Cocred), Mônica Macedo (Codece), Zuleide Fraga (Coafi), Nadir Chaves (PSJ), Odaléa Severo e Marta Silêda (PPF), além de Graça Pedrosa (Idace) e Mazé Jataí (Ematerce). Ao final, o evento contou ainda com uma palestra sobre a Marcha das Margaridas, ministrada pela assessora da Fetraece, Marilu Sousa.

8M – Programação de Palestras

A programação, alusiva ao 8 de Março, se estende neste mês com a realização de duas palestras, por meio do Projeto São José (PSJ). Confira:

O Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

23 de março às 9h – Local: Auditório da SDA

Saúde da Mulher e Políticas Públicas

30 de março às 9h – Local: Auditório da SDA

Clique aqui e acesse mais fotos do evento!