PSJ realiza processo de formação em abastecimento de água e comitês gestores locais

15 de março de 2023 - 15:44

Comunicação PSJ | Web: Elane Lima

O Projeto São José segue desenvolvendo ações na garantia do acesso à água e fortalecendo a participação social de seus beneficiários por meio de processo formativo com famílias e comitês gestores.

No PSJ IV, estão previstos para serem contemplados, inicialmente, 50 projetos de sistema de abastecimento de água. Eles beneficiarão cerca de 16 mil famílias em 32 municípios cearenses.

Para isso, são necessárias atividades de capacitação da equipe de campo envolvida na elaboração de projeto dos sistemas de abastecimento e criação de comitê gestor local nas comunidades de atuação.

A atividade de formação para as equipes que irão atuar no campo, realizada pela SDA/PSJ, aborda questões de mobilização, entrevista, metodologia do trabalho de campo e a formação do comitê gestor local. É considerada uma etapa importante, por ser o primeiro contato efetivo do Projeto São José com as comunidades.

Os comitês gestores locais são compostos por representantes das comunidades contempladas. Eles têm a missão de acompanhar as intervenções do PSJ/SDA nas comunidades para a implementação do sistema de abastecimento de água, no fornecimento do apoio necessário às ações de mobilização das famílias e demais atividades.

Posterior ao processo de formação dos comitês, os técnicos iniciam as visitas aos domicílios para realizar a caracterização das famílias a serem contempladas, através da ferramenta Kobotoolbox, adotada para coleta de dados e monitoramento das ações realizadas por meio das empresas de consultoria TPF Engenharia e LM Projetos.