Secretário da SDA comanda primeira reunião do CEDR em 2023

15 de março de 2023 - 14:28

O auditório do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) sediou na tarde desta terça, 14 de março, a 109ª reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR). A reunião foi a primeira presidida pelo novo presidente do colegiado, o secretário da SDA Moisés Braz, e a primeira realizada este ano.

Na ocasião, Moisés apresentou o novo secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto, e o novo superintendente do Idace, João Alfredo Telles de Melo. Após a saudação aos conselheiros, o titular da SDA explanou sobre o Projeto Ceará Sem Fome, que deverá ser executado em parceria entre a SDA e a SPS. Moisés explicou que em breve será publicado edital para contratação de Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeição (USPR). Em seguida o titular da SDA, informou sobre o tradicional evento do Dia de São José, que deverá ser realizado em Maranguape, assim como as ações que serão anunciadas e entregues.

Por sua vez, o novo superintendente do Idace convidou os presentes para a sua posse popular prevista para o dia 30 de março, assim como anunciou o início do programa Idace Debate na próxima terça, dia 21, com a professora Adryane Gorayeb. Ela irá apresentar a Cartografia Social da Zona Costeira do Ceará.

Durante a reunião, foi solicitada reestruturação do grupo de trabalho da Fazenda Uruanan, na área reformada do Pirangi, e aprovado o Manual Operacional do Fedaf para 2023. O documento já se encontra disponível no site da SDA.

Na reunião, também foi aprovada a renovação, já indicada pela Câmara de Ater, das quatro entidades executoras de políticas públicas da SDA. São elas Cetra, Instituto Agropolos, Cáritas e Esplar. O representante da Federação dos Pescadores Artesanais apresentou pedido de discussão urgente do projeto que prevê a instalação de usinas eólicas no mar.

Também foram apresentados temas de interesse das entidades que compõem o CEDR para as próximas reuniões do colegiado, entre eles Áreas de Proteção Ambiental (APAs), programas da SDA e o detalhamento da metodologia do Programa Ceará Sem Fome. Foi aprovada ainda a ata da 108ª reunião, em trabalho coordenada pelo secretário executivo do CEDR, Marcos Castro e pela assessora do colegiado, Eveline Augusto.