Dia Mundial da Água: Projeto São José promove acesso à água de qualidade em comunidades rurais do Ceará

22 de março de 2023 - 17:23

Texto e vídeos: Comunicação PSJ | Web: Naélio Santos

Foto: Celso Oliveira / Ascom SDA

No Dia Mundial da Água, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará reforça a importância desse recurso natural, essencial para manutenção do ecossistema e da vida, resgatando a pauta de conscientização e boas práticas de preservação e conservação da água.

Umas das estratégias importantes da SDA, o Projeto São José (PSJ) vem promovendo ações por todo o estado do Ceará, a fim de somar esforços para universalizar o acesso à água. São serviços de abastecimento de água, investindo na prestação de serviços sustentáveis e resilientes em comunidades rurais, priorizando mulheres, populações indígenas, comunidades tradicionais e participação de jovens, dessa forma aumentando a segurança alimentar e implementando iniciativas de geração de renda.

Um dos exemplos que demonstra a importância dessa política pública está na comunidade de Pitombeira, no município de Cascavel, a cerca de 90km de Fortaleza. A Associação Instituto Filhos e Amigos de Pitombeira recebeu do PSJ o Sistema de Abastecimento de Água, garantindo água tratada para 373 família, alcançando aproximadamente 1.381 pessoas.

Visitamos a beneficiária Aldenora da Costa Moura e seu esposo Adalberto Pereira Leonardo Bezerra, onde os mesmos relataram sobre os benefícios da chegada da água tratada através da implementação do sistema de abastecimento de água na comunidade.

Sistema de Abastecimento de Água no PSJ

Os serviços de água incluem investimentos em infraestrutura com fornecimento de água para consumo humano; saneamento rural; reutilização de água cinza para apoiar a produção agrícola e proteção ou recuperação de fontes de água.

Esses serviços irão aumentar a resiliência às mudanças climáticas da população rural, melhorias da qualidade de vida das famílias através do abastecimento de água tratada e saneamento, além de melhoria das condições do ambiente produtivo pelo uso de melhores práticas de conservação de solo e água.

As atividades a serem financiadas como parte do Projeto têm o potencial também de diminuir as diferenças de gênero, ao reduzir o tempo dedicado pelas mulheres à obtenção de água, além de minimizar a probabilidade de doenças transmitidas e/ou veiculadas pela água, por meio de um melhor e/ou novo acesso à água e soluções de esgotamento sanitário, além de ampliar o protagonismo dos jovens, por meio da formação de agentes multiplicadores de formação da própria comunidade, estimulando o emprego rural não agrícola.

 

 

O Projeto São José III entregou 253 sistemas de abastecimento de água, beneficiando 36.759 famílias, alcançando aproximadamente 138.949 pessoas.

No Projeto São José IV, até o momento, foram entregues 13 sistemas de abastecimento de água, beneficiando 2.679 famílias, alcançando aproximadamente 10.126 pessoas.

 

Dia Mundial da Água (22 de março)

O dia mundial da água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida no planeta.