8M: Roda de Conversa debate o enfrentamento à violência contra a mulher

24 de março de 2023 - 13:18

Texto/Fotos: Comunicação PSJ | Web: Naélio Santos

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio do Projeto São José, realizou na última quinta-feira (23/3) uma roda de conversa para debater os desafios e potencialidades das políticas públicas no enfretamento à violência contra a mulher, especialmente no meio rural.

O encontro contou com a participação da vice-governadora e Secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, e da coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, Daciane Barreto. A SDA foi representada pelo secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto e do coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida.

A vice-governadora Jade Romero trouxe na sua fala questões importantes da atuação da política pública, o papel dos cidadãos, servidores e gestores no enfretamento à violência contra a mulher. E destacou ainda, a atuação de servidores nessa luta, que é diária e de todos e todas. “Precisamos refletir sobre ‘o que estamos fazendo’ para que este estado seja mais acolhedor para todos, em especial, para as mulheres. Se não for nós, quem? Se não for agora, quando? Então, a principal reflexão é que a gente não pode dissociar – cada um de nós, enquanto indivíduos, do que somos como servidores públicos. E vocês, servidores/as da SDA, chegam mais perto de pessoas, que muitas vezes, outras políticas não conseguem chegar”, ressaltou.

O secretário executivo Marcos Jacinto reforçou a importância do tema e a realização de encontros na SDA para dialogar com quem faz a política pública. “Acredito que tem dois elementos que são muito importantes, nessa luta diária combatente na violência contra as mulheres. Primeiro: a violência contra as mulheres, de fato, não é problema só das mulheres. Nós, homens, precisamos nos colocar à disposição, seguir juntos, onde iremos dar passos significativos para avançar, e podemos ter de verdade – igualdade, equidade e respeito à mulher; Segundo:  precisamos pensar em ações diretas, educativas. Porque é a partir da educação que vamos superar a contracultura da violência, para implantação de uma cultura de respeito e valorização de todas“, pontuou.

Lafaete Almeida, coordenador do PSJ, destacou a importância do encontro para fortalecer a atuação no campo.No Projeto São José a gente busca trabalhar essa dimensão da valorização, o respeito à mulher, e no combate à violência contra as mulheres. E é muito importante que a gente possa gerar esses espaços de discussão, e que não sejam só no mês de março. E que possa ser algo constante, no dia-a-dia, principalmente para nós, que somos executores das políticas públicas, tão importantes para a transformação social“, avaliou.

A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, Daciane Barreto, destacou a sua atuação a frente da política de proteção da mulher e os desafios dos coletivos e movimentos de promoção e garantia de direitos das mulheres no estado do Ceará.

Dona Neném, agricultora familiar do município de Ibaretama, partilhou suas vivências, lutas, e as conquistas das mulheres rurais. E como ainda é desafiador ser mulher no campo.

O evento reuniu servidoras/es, técnicas/os colaboradores da SDA e convidados. Contou ainda, com a presença de representantes da sociedade civil e lideranças: Casa da Mulher Cearense do Cariri, OAB Mulher Ceará e do ex-secretário da SDA, Dedé Teixeira.