SDA participa na Paraíba de encerramento do curso sobre Sistemas Agroflorestais em regiões semiáridas

31 de março de 2023 - 19:47

Texto/Fotos: Comunicação PSJ/Colaboração Karina Holanda | Web: Naélio Santos

Técnicas e técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará participaram de encerramento do curso sobre Sistemas Agroflorestais em Regiões Semiáridas, que aconteceu de 27 a 31 de março, em Campina Grande, na Paraíba. A formação teve duração de oito meses, com aulas online e finalizada com essa semana presencial.

A SDA esteve representada pelos técnicos das Unidades de Gerenciamento dos Projetos (UGPs) do São José e Paulo Freire, da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Participaram do curso técnicos de estados do Nordeste e professores especialistas de Carbono Zero e Solos da Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV).

Durante a semana aconteceu aulas teóricas e práticas com visita a dois Sistemas Agroflorestais e as Unidades Demonstrativas do Instituto Nacional do Semiárido – INSA. Durante as visitas de campo, os participantes coletaram dados e usaram uma ferramenta para o inventário de gases de efeito estufa e remoções de carbono.

Discutir o tema das mudanças climáticas, em especial a redução de emissão de gases de efeito estufa, nos faz refletir sobre nossas práticas como assessores técnicos, buscando aprimorar nossas intervenções no campo. E os Sistemas Agroflorestais tem sido uma alternativa para o semiárido brasileiro e precisa ser mais difundida como uma tecnologia capaz de promover a biodiversidade, reflorestar áreas degradadas, diversificar a produção e remover gases de efeito estufa”, ressalta a técnica do Projeto São José, Karina Holanda.

O encontro contou com a participação do diretor do Fida no Brasil, Claus Reiner, da diretora do INSA, Monica Tejo Cavalcanti, do secretário de Estado da Agricultura Familiar da Paraíba e do secretário Executivo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, respectivamente, Frei Anastácio e Radomécio Leite.

 

Sobre o Curso

O curso sobre Sistemas Agroflorestais em Regiões Semiáridas, foi promovido pela AKSSAM (Adaptando conhecimento para a agricultura sustentável e acesso a mercado) com apoio do FIDA, coordenado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa – UFV de Minas Gerais. Durante os oito meses, com aulas síncronas e assíncronas por meio de uma plataforma online e finalizada com a semana presencial, foi discutido principalmente as questões acerca do Balanço de Carbono.