Grupo de trabalho na SDA vai elaborar proposta para revitalizar cultura do algodão

5 de abril de 2023 - 10:01

Texto e fotos: Marcel Bezerra | Web: Luan Herculano

O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, recebeu na tarde dessa terça, 4 de abril, representantes da Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (Apaece). Durante a reunião, a associação apresentou o projeto Ouro Branco, que vem sendo desenvolvido em 21 municípios.

Em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), o projeto vem promovendo a revitalização da cultura do algodão no estado em parceria com os municípios. No trabalho, as prefeituras contribuem com os custos de produção.

De acordo com Marcos Jacinto, o objetivo da associação foi solicitar apoio para que as ações sejam ampliadas para outros municípios do Estado. Participaram da discussão os professores Sebastião Cavalcante e Franciele Silva, da Apaece, a coordenadora Rocicleide Ferreira e os técnicos da Codaf, Roberto Virgínio e Neiara Lage, além do diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos.

Como encaminhamento da reunião, ficou definida a formação de um grupo de trabalho formado por integrantes da associação, da SDA e da Ematerce a fim de elaborar uma proposta de atuação da secretaria para fortalecer a cultura do algodão entre os agricultores familiares cearenses.

“O projeto é viável, necessário haver a participação, o estímulo do Governo do Estado, mas mantendo todos cuidados que a cultura do algodão requer para eliminar os riscos como os que tivemos no passado”, considera Marcos Jacinto.