Ceará vai coordenar GT de Crédito sobre Agricultura Familiar no Consórcio Nordeste

17 de abril de 2023 - 11:57

A 19ª reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF) do Consórcio Nordeste foi encerrada no dia 13 de abril, em Maceió (AL), com vários encaminhamentos importantes. Realizado no Palácio República dos Palmares, sede do governo alagoano, o encontro reuniu gestores do Desenvolvimento Agrário de sete estados da região – AL, CE, PI, BA, PB, RN e SE. O titular da SDA Ceará, Moisés Braz, participou dos trabalhos ocorridos na última semana.

Entre os principais encaminhamentos, estiveram a definição da vice-coordenação da CTAF, Para a função, foi eleita, por unanimidade, a secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares. Também foram definidas as coordenações dos grupos de trabalho permanentes já existentes na Câmara e aprovada a criação dos novos GTs para discutir Garantia Safra e Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS-NE).

O secretário Moisés Braz coordenará o GT de Crédito, juntamente com o secretário-executivo da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) da Paraíba. Moisés também contribuirá na Coordenação do GT de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

No primeiro dia, houve um debate sobre a carta-consulta para financiamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) com os representantes do Banco Mundial Marie Paviot e Wilson Dias. “Ficou definido que os Estados analisarão e enviarão contribuições à proposta de carta consulta apresentada pelo Banco Mundial para financiamento do PAS/NE através de acordo de financiamento entre o banco e o MDA, na ordem de U$$ 250 milhões”, explica Moisés Braz.

Outro ponto definido foi a realização da XXI Reunião do Fórum Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, a ser realizada na cidade de Teresina (PI), na última semana do próximo mês de maio.

A 19ª reunião da CTAF contou ainda com debate sobre o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar no Nordeste (Siraf/NE) no que diz respeito ao contexto atual, regulamentação dos procedimentos e estratégia para continuidade nos trabalhos nos Estados.

Melhorias no sistema do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e na política de crédito do Pronaf para os agricultores nordestinos também foram objeto de debates. O diretor de Financiamento, Proteção e Apoio à Inclusão Produtiva Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), José Henrique da Silva, debateu com representantes estaduais. A Conab também apresentou, por videoconferência, as diretrizes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Os próximos meses serão de muito trabalho na estruturação das políticas públicas para a Agricultura Familiar brasileira e nordestina”, avaliou o secretário Moisés Braz. A próxima reunião acontecerá no final de maio e início de junho em Teresina (PI).