Conselho de Gestão da Ematerce realiza primeira reunião do ano

27 de abril de 2023 - 14:21

Texto e fotos: Marcel Bezerra | Web: Luan Herculano

De forma híbrida, o Conselho de Gestão da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) se reuniu na manhã desta quinta, 27 de abril. Foi a primeira reunião sob o comando do novo presidente, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, e da nova gestão da empresa após a nomeação do novo presidente, Inácio Mariano da Costa, no mês de março.

Além de Moisés e Inácio, compõem o conselho Paulo Henrique Neiva Santos, Francisco Carlos Soriano Morais, Cícero Emerson Moreira e Maria Gorete Pereira, representantes do Governo do Estado, assim como Sabino Bizarria (Assema), Raimundo Martins (Fetraece), Francisco Eduardo Barros (Faec), Sônia Maria Pinheiro (UFC) e José Wilson Gonçalves (MDA-CE).

A pauta da reunião constou da apresentação da nova direção da Ematerce, composta pelo chefe de gabinete Bartolomeu Cavalcante, do diretor técnico Itamar Lemos e do diretor administrativo financeiro José Maia, e da exposição das diretrizes da empresa.

Inácio Mariano fez um breve balanço do seu primeiro mês após a nomeação à frente da Ematerce. “As diretrizes da empresa são a nossa bíblia”, disse. Ele citou a repactuação de parcerias, o aprimoramento na comunicação institucional, a transformação digital por meio de contrato com a Etice e o planejamento estratégico com foco nos resultados e potencialidades. “Além disso, estamos reorganizando a força de trabalho e infraestrutura logística, promovendo diálogo com com gerentes regionais, para que possamos fortalecer as principais atividades econômicas das regiões”, disse.

O crédito rural também foi apontado pelo presidente da Ematerce como uma ação que deve ser reforçada através da elaboração de projetos por técnicos da empresa. Por fim, Inácio destacou a necessidade de haver uma discussão a respeito do financiamento da Ater pública do país de forma tripartite “a fim de que se dê conta da dimensão produtiva no país”. Ao informar que foi autorizada a convocação de mais 130 bolsistas, ele disse que o órgão também está tentando a prorrogação do último concurso da Ematerce. Inácio apresentou ainda um vídeo institucional sobre a atuação da Ematerce no projeto Mandala Mais Infância, desenvolvido junto a famílias de uma comunidade rural de Crateús.

O chefe de gabinete Bartolomeu Cavalcante falou sobre o estudo de reestruturação da Ematerce. De acordo com ele, a proposta tem quatro eixos centrais, entre eles a organização da produção, processo intensivo de inovação tecnológica, a qualificação e certificação da produção e o acesso a mercados. “Esperamos que o secretário Moisés possa reforçar junto ao governador Elmano a necessidade de investirmos na reestruturação da nossa empresa com vistas a transformarmos ainda mais a assistência técnica em benefício dos agricultores cearenses”, disse.

Por sua vez, o diretor técnico Itamar Lemos apresentou as diretrizes estratégicas da Ematerce, que tem 20 pontos. “Começamos a discutir o que a sociedade esperava da empresa. Foram elencadas 17 diretrizes à época, isso vem evoluindo e agora culminou com plano de reestruturação”, explicou, ao mencionar o processo junto aos extensionistas. “Uma das dificuldades foi fazê-los entenderem as diretrizes da empresa. Não estavam acostumados a trabalhar com foco e planejamento, mas isso vem sendo internalizado”, adiantou.

Durante a reunião, os conselheiros também debateram a respeito da autonomia financeira da Ematerce. Em seguida, o secretário Moisés Braz submeteu as diretrizes para aprovação ao acolher sugestões dos conselheiros. “Já estive em três reuniões da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste e um dos maiores debates foi a constituição de um fundo, na perspectiva da autosustentabilidade. Teremos espaço para discutir isso junto à Anater”, disse. Por último, ficou estabelecido que as reuniões do conselho serão realizadas na última quinta-feira de cada mês.