Plano ABC+ é discutido entre SDA e SEMA

3 de maio de 2023 - 19:19

Texto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

O Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado de ABC+, foi discutido na manhã desta quarta (3), na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). O secretário executivo Marcos Jacinto recebeu integrantes do Grupo Gestor Estadual – Plano ABC+ (GEE-CE) da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), que coordena a iniciativa no estado.

“A primeira etapa do Plano ABC foi realizada de 2010 a 2020. Durante quatro anos, entre 2016 e 2020, ele foi coordenado na nossa secretaria pelo engenheiro agrônomo, professor da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Ceará e ex-coordenador da Codaf/SDA, Marcus Vinícius Assunção. Agora, a nova etapa, o ABC+ está sendo tocada pela SEMA, em interlocução com as outras secretarias de Estado. Na reunião de hoje, iniciamos o diálogo de inter-relação da SDA para o plano, que deverá ser lançado dia 5 de junho”, afirma Marcos Jacinto.

Com tecnologias de produção sustentável, o Plano tem a meta de reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário brasileiro até 2030. O valor é sete vezes maior do que o plano definiu em sua primeira etapa. As metas e tecnologias do Plano ABC+ 2020-2030 foram divulgadas em 2021 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com o MAPA, o Plano ABC é uma política pública composta de um conjunto de ações que visam promover a ampliação da adoção de algumas tecnologias sustentáveis com alto potencial de mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e combate ao Aquecimento Global, no setor agropecuário. É composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD); Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais; e Adaptação às Mudanças Climáticas.