Confira o Calendário Oficial de Feiras e Exposições Agropecuárias do Ceará

4 de maio de 2023 - 12:16

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), divulga o Calendário Oficial de Exposições e Feiras Agropecuárias. O objetivo é permitir aos expositores, professores, estudantes, técnicos, produtores, empresas do setor primário, visitantes e público em geral, planejar com antecedência suas participações nos eventos, de acordo com a ordem cronológica.

De acordo com o coordenador da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep), Márcio Peixoto, “os eventos visam a promoção do desenvolvimento da agropecuária familiar cearense, através da difusão e adoção pelos produtores rurais, de tecnologias modernas geradas pela pesquisa e evolução técnica das empresas”.

Isso demonstra, segundo ele, o progresso alcançado em todos os segmentos da atividade, pela comercialização de animais de alta linhagem produtiva e outros produtos. “Há, sobretudo, troca de experiências entre professores, estudantes, técnicos e produtores, incentivando assim o crescimento do setor”, aponta.

Os eventos agropecuários se constituem ainda espaço para que os criadores de animais divulguem suas raças, assim como paras empresas publicizarem suas máquinas e equipamentos.

Além disso, proporcionam a concretização de negócios e financiamentos e o oferecimento de cursos, oficinas, palestras técnicas, concursos leiteiros, vitrines tecnológicas e espaço para comercialização de produtos e disseminação de tecnologias.

Também são ótimas oportunidades de reunir professores, estudantes, técnicos, produtores rurais de alimentos e animais de vários tipos e regiões, o que ajuda os governantes na formulação de políticas públicas.

Para a realização dos eventos agropecuários no estado do Ceará, os promotores do evento têm de seguir as orientações da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri) através do anual de Procedimentos Técnico-Sanitários para a  Realização de Eventos Agropecuários do Estado do Ceará.

À Adagri os realizadores também devem solicitar a realização dos eventos com, no mínimo, 30 dias de antecedência, através do link.

Confira o Calendário Oficial.