Inserção do mel na merenda escolar é discutida na SDA

4 de maio de 2023 - 20:20

Texto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Fotos: Rafael Fonteles | Web: Luan Herculano

A inserção do mel na merenda escolar das unidades de ensino do estado foi objeto de reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (4), na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Comandado pelo secretário executivo Marcos Jacinto, o encontro contou com as presenças da coordenadora de Gestão da Rede Escolar (Coesc) da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Sandra Rodrigues, de representantes da Câmara Temática da Apicultura e de técnicos da secretaria.

Segundo Marcos Jacinto, o principal ponto tratado na reunião foi o estímulo para que as gestões escolares adotem o mel na merenda escolar, como forma de estimular a compra do produto pelo estado. “Anualmente, a Seduc faz pesquisa nas escolas para que a comunidade escolar se manifeste sobre as preferências, a fim de subsidiar a elaboração do cardápio da merenda” explica.

O secretário executivo revela ainda que há uma demanda do setor para que o produto possa compor a merenda escolar, e a reunião ocorreu no sentido de que a SDA possa encaminhar tratativas para facilitar o processo. “A interlocução entre o setor produtivo e o poder público, no caso a Seduc, é importante para favorecer as compras institucionais por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE”, acrescenta.

Segundo a CT da Apicultura, “mais de 95% do mel produzido pelos apicultores do Ceará é comprado pelas grandes empresas instaladas on Sudeste e no Sul do país, que exportam para os Estados Unidos e Europa, em face da excelente qualidade do mel do semiárido livre de qualquer resíduo”.

Porém, a CT defende que a apicultura cearense não deve ficar atrelada exclusivamente ao mercado externo. “Qualquer intempérie externa poderá causar sérios danos à apicultura e quebrar a excelente cadeia produtiva do mel”, acrescenta.

Pela SDA, além do secretário executivo, participaram da reunião Márcio Peixoto e Marcelo Viana, da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep), Cleber Leite e Tailândia Araújo, da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece). Humberto Pinto e Jeovan Cavalcante representaram a Câmara Temática da Apicultura.