Jovens do PSJ participam do 4º Festival Nacional da Juventude Rural

4 de maio de 2023 - 16:42

Texto: Rones Maciel - Ascom PSJ | Fotos: Rones Maciel e Janes P. Souza | Web: Elane Lima

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio do Projeto São José (PSJ), marcou presença no 4º Festival Nacional da Juventude Rural, em Brasília (DF), no período de 25 a 27 de abril.

Com cerca de quatro mil participantes, o festival abrigou juventudes de norte a sul do país. Elas partilharam diversidade, saberes e sabores nos três dias de evento.

Entre os diversos temas trabalhados no evento, estiveram o retorno e o fortalecimento das políticas públicas de juventudes rurais em nível federal e atuação nos estados e municípios. Os debates se deram a partir dos eixos Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo; e Esporte, Cultura e Lazer.

A juventude beneficiária do Projeto São José marcou presença com atuação social e política nos debates, oficinas e espaços de exposição de produtos da agricultura familiar. Os jovens são beneficiários diretos do edital São José Jovem de municípios do estado do Ceará.

Fala aí, juventudes!

Eles e elas destacaram a importância de ocupar espaços de debate e proposição da política pública. A partir do intercâmbio com jovens de todos os estados do país, poderão potencializar seus projetos locais.

“Foi uma grande alegria estar no 4º Festival Nacional da Juventude Rural, onde trouxe comigo muita esperança e conhecimento. O festival me proporcionou uma bagagem de conhecimento e vivências de muitos exemplos de jovens agricultores que estão transformando suas realidades com agricultores familiares agroecológicos. Obrigada ao Projeto São José pela oportunidade.  Viva as políticas públicas no campo!” Sabrina Bizunga, comunidade Vila Bezerra, São Luís do Curu-CE.

“Pra mim, enquanto jovem rural e beneficiário do Projeto São José Jovem, foi muito importante participar do 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Foi uma experiência única, pois nunca imaginava participar de um evento tão grandioso como esse festival. Estou muito feliz e quero agradecer ao Projeto São José pelo convite e oportunidade.” Samir Alcântara, Quilombo do Jardim, Quiterianópolis-CE.

A secretária de  Jovens Trabalhadores/as Rurais da Fetraece, Milena Camelo, reforçou a importância da participação de jovens do Projeto São José, um projeto de política pública que vem ganhando forma no estado do Ceará.

“Para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a sucessão rural é uma das nossas bandeiras de luta. E nesse 4° Festival Nacional da Juventude Rural, contamos com a participação de jovens beneficiados pelo Projeto São José Jovem, ação concreta do Governo do Estado do Ceará, através da SDA, que visa garantir que jovens possam trabalhar a sua potencialidade e tenham renda para conseguirem permanecer no campo. Viva as Juventudes do campo! Viva o São José Jovem!”, Milena Camelo, secretária de Juventude da Fetraece.

O Festival

É uma ação protagonizada pela juventude rural com caráter de formação, debate, pressão política, mobilização, apresentação de expressões culturais e da produção agrícola dos/as jovens e também de troca de experiências.

A coordenação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em especial a Secretaria de Jovens, em articulação com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com as Comissões Estaduais, Diretorias das 27 Federações filiados e com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

O documento é resultado do diálogo realizado com mais de 270 jovens de todos os estados brasileiros nos Festivais Regionais da Juventude Rural realizados pela Contag entre outubro de 2022 e janeiro de 2023. A pauta com as propostas da juventude rural foi entregue ao governo federal.