Banco Mundial visita jovem rural e Cooperativa apoiadas pelo Projeto São José

16 de maio de 2023 - 16:31

Texto: Rones Maciel e Nadir Chaves | Fotos: Rones Maciel | Web: Elane Lima

No segundo dia da Missão de Revisão de Meio Termo do Projeto São José, a equipe do Banco Mundial e a UGP do projeto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário realizaram visitas técnicas a projetos de inclusão econômica sustentável.

O objetivo das visitas foi avaliar os avanços e desafios relacionados à produção e comercialização de atividades produtivas nas regiões do Sertão Central e Metropolitana do Ceará.A primeira parada das visitas ocorreu na Fazenda Cachoeira, localizada no município de Ibaretama, a 170 km de Fortaleza, onde a jovem Fabiene Evangelista Lopes (27 anos) compartilhou sua experiência. Ela é uma das beneficiárias selecionadas dentre os 288 jovens aptos a receber financiamento no valor de R$ 15.000,00 para a implementação do projeto de intervenção do edital São José Jovem.

Fabiene será beneficiada com um projeto de apicultura que visa fortalecer a atividade produtiva e a comercialização, gerando renda para sua família e impulsionando a produção local. Durante a visita, ela compartilhou suas experiências e desafios ao se inscrever e participar das etapas iniciais do projeto São José Jovem, além de expressar suas expectativas com a chegada do investimento.
A equipe do Banco Mundial dialogou sobre diversos aspectos do projeto, como o processo, etapas, métodos e o modelo adotado. Foram discutidos temas como a apresentação do projeto de intervenção em formato de vídeo e a inscrição online. Durante a visita, a comitiva do Banco teve a oportunidade de conhecer a área do apiário, onde Fabiane e seu companheiro Chiquinho mantêm suas caixas de criação de abelhas.

Agroindústria em Chorozinho

A segunda parada da visita ocorreu na Cooperativa Agroindustrial Luiz Carlos – COOPALC, situada no Assentamento Zé Lourenço, no município de Chorozinho, a 75 km da capital cearense.
A cooperativa tem como foco a organização social dos seus associados, a valorização das suas produções e a promoção de geração de emprego e renda para o conjunto de famílias. Atualmente, a COOPALC está envolvida no beneficiamento de castanha de caju e na produção de polpa de frutas.
Durante a visita, foi observado o processo de beneficiamento das amêndoas de castanha de caju e o processamento de frutas, o que tem gerado um impacto direto na comercialização, beneficiando também outros assentamentos na região.

De acordo com os cooperados, por meio do suporte fornecido pelo Projeto São José, eles conseguiram potencializar a comercialização, agregando valor por meio do desenvolvimento de embalagens com identidade visual, permitindo assim o acesso a mercados convencionais.
No momento, o projeto conta com a participação de 81 cooperados envolvidos no processamento e comercialização de amêndoas de castanha de caju e polpas de frutas.

Através dos investimentos do Projeto São José, foi possível adquirir equipamentos e instalar energia solar, além de oferecer capacitações e assistência técnica na área de gestão.