Banco Mundial faz avaliação positiva do Projeto São José

23 de maio de 2023 - 07:15

Texto: Rones Maciel - Comunicação PSJ | Fotos: Rafael Fonteles e Beto Mourão | Web: Elane Lima

A Missão de revisão de meio termo do Projeto São José (PSJ) pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) encerrou-se nesta sexta-feira (19/05). A equipe do Banco, parceiros e colaboradores do Projeto estiveram na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para apresentação dos acordos e ajuda-memória da missão, que irão guiar os próximos passos do projeto.

A equipe do Banco Mundial avaliou positivamente os resultados apresentados nos últimos dos dois anos de execução da nova fase do projeto. Os avanços foram identificados durante os cinco dias de debates, visitas de campo e acordos.

A missão teve o propósito de discutir os principais avanços e os possíveis ajustes como parte inicial da revisão de meio termo do projeto. Nos próximos seis meses, a Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) contará com uma consultoria para apoiar nas proposições. A próxima missão do Banco Mundial está prevista para outubro deste ano.

Secretário executivo destaca parceria com equipe do Banco Mundial
O secretário executivo do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Marcos Jacinto, representando o titular da pasta Moisés Braz, destacou a importância da missão para que a SDA possa avançar na sua execução. “Nós encerramos a missão hoje (19/05) com a apresentação do resumo do relatório pela equipe do Banco Mundial, e a gente considera que foi uma missão extremamente positiva, que nos dar essa fotografia do momento atual do projeto, e traz para a Secretaria, UGP todos aqueles elementos de prioridade, de correções, de ações que precisam ser realizadas para que a gente possa avançar com a sua execução.”

O secretário reforçou ainda a importante participação da equipe do banco, da UGP do projeto e parceiros. “E dessas novas estratégicas, a gente faz o destaque a participação maciça da equipe do Banco Mundial, Unidade de Gerenciamento do Projeto São José e dos nossos parceiros institucionais que atuam e contribuem nesse projeto, como a Ematerce, Instituto Agropolos, Sohidra, Cagece e Instituto SISAR. E sem dúvidas essas e outras parcerias serão fortalecidas para que possamos alcançar nossos objetivos com o PSJ.”

Para coordenador, missão vai permitir avanço da execução do Projeto São José.
As ações e metas acordadas para os próximos três anos de projeto estão diretamente vinculadas às áreas de inclusão econômica sustentável, aspectos ambientais e sociais, acesso à água, mulheres, povos tradicionais e jovens, ações de capacitações, diagnóstico, assessoria técnica e planos de negócios. Além das cooperações técnicas, estudos e consultorias para linha de base e a avaliação de impacto.

Coordenador do PSJ, o professor Lafaete Almeida destacou como a missão irá oportunizar o projeto a planejar e avançar para alcançar seus resultados e metas.

“A missão é importante, por que ela possibilita a nós, enquanto UGP/SDA e parceiros a rever nossas metas, fazer uma avaliação do que foi executado até agora com o projeto, e projetar nossas ações e prioridades para os próximos dois anos, dezembro de 2025”, considera.

De acordo com Lafaete, foram discussões importantes, desde a componente econômica, que envolve os projetos produtivos para agricultores/as familiares, assim como para os projetos de sistemas de abastecimento de água. “Além das outras áreas estratégias e importantes do projeto, podendo executar com eficiência, de forma que possamos levar todos os benefícios que o projeto São José sempre levou ao longo de sua história de atuação no estado do Ceará. Saímos todos ganhando dessa missão: PSJ, Governo do Ceará, Banco Mundial, e claro, os beneficiários.”

Aprendizado das edições anteriores é fundamental, afirma Marie Paviot
A coordenadora da missão e gerente da equipe do Banco Mundial de implementação do Projeto São José, Marie Paviot, ressaltou os objetivos alcançados com a missão e os próximos desafios, até o fechamento do projeto. “Durante a missão fomos a campo visitar experiências com jovens e cooperativa. A missão ficou muito feliz com essas experiências, e ver que o projeto já demonstra a gerar resultados a comunidades rurais. Discutimos também maneiras de acelerar a implementação das atividades para trazer mais resultados até o fechamento do projeto. E vamos discutindo nos próximos meses, para assegurar.”

Paviot reforçou ainda a avaliação positiva que a equipe do Banco Mundial fez das lições aprendidas de fases anteriores do São José, e como isso pode ser muito importante para os próximos passos do projeto.

“Durante essa missão estivemos acompanhados pelo gerente da pratica global de agricultura para América Latina e Caribe, Diego Arias. Ele ficou muito feliz pelos avanços do projeto, as lições aprendidas das fases anteriores do São José, considerado um grande sucesso do projeto. Queremos ir além do que foi feito até agora para atingir ainda mais jovens, apoiar mais as comunidades e também como podemos ajudar outros públicos vulneráveis, como ações dedicadas às mulheres, por exemplo.”

Juventude é destaque
Os consultores do Banco Mundial destacaram os importantes avanços com juventudes, resultantes das formações do edital São José Jovem, com as ações de capacitação.

Durante a missão foram apresentadas experiências das jovens Pâmela Gomes, de Parambu, Fabienne Lopes, de Ibaretama, e Sabrina dos Santos, de São Luiz do Curu. E os jovens Arildo Santos e Rojane Alves dos Santos, integrantes do grupo cultural Balanço do Coqueiro, do assentamento Maceió, em Itapipoca. Jovens beneficiários do PSJ Jovem.