Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro celebra 8 anos em Quixeramobim

2 de junho de 2023 - 13:52

Texto: Jardenes Matos e João Marcos Caetano (Instituto Antônio Conselheiro - IAC) | Fotos: Fernanda Oliveira e Tarcísio Filho | Web: Luan Herculano

Fundada no dia seis de junho de 2015, a Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro reúne 15 feirantes de diferentes municípios do Sertão Central, entre eles Quixadá, Choró, Quixeramobim e Senador Pompeu. A feira acontece mensalmente a cada primeira sexta-feira do mês e é o principal canal de comercialização dos produtos agroecológicos de famílias agricultoras acompanhadas pelo Instituto Antônio Conselheiro (IAC). 

A feira expressa a cultura alimentar do Sertão Central. Para isso, busca preservar os saberes ancestrais dos povos de comunidades tradicionais, valorizar os modos de fazer e os saberes relacionados à cultura alimentar, promover a comercialização solidária, assim como representa um importante espaço de socialização e fortalecimento comunitário.

Ao longo dos 8 anos de trajetória, a feira se consolidou também como espaço de intercâmbio cultural e gastronômico, ampliando suas ações para exposição e troca de sementes crioulas, partilha de mudas de plantas nativas, comercialização de artesanato local, bem como a realização de apresentações e performances culturais.

A Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro tem promovido a integração campo e cidade, fortalecendo a agricultura familiar de base agroecológica e aproximado consumidores de quem produz alimentos livres de agrotóxicos. Esse espaço tem garantido a exposição e a comercialização de produtos com mais sabor e aroma, resultados adquiridos através de técnicas de manejo fundamentadas nos princípios da agroecologia. Sistemas de produção de base agroecológica produzem alimentos com maiores concentrações de nutrientes e fitoquímicos antioxidantes, como polifenóis e carotenóides.

A celebração dos oito anos da feira será realizada nesta sexta (2), a partir das 16 horas. Além de apresentações culturais, depoimentos dos agricultores e agricultoras, sorteio de cestas agroecológicas, a feira realizará um banquetaço trazendo toda a fartura e diversidade dos quintais do campo para a cidade.

Serviço

Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro

Dia 2 de junho de 2023, 16h – 18h

Rua Desembargador Américo Militão, 410,  Quixeramobim – Ceará