Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural realiza 111ª reunião ordinária

14 de junho de 2023 - 19:07

Texto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Fotos: Rafael Fonteles | Web: Luan Herculano

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, presidiu na tarde desta quarta (14), no auditório da SDA, a 111ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR). 

Na ocasião, o secretário destacou a aprovação, pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento, da carta-consulta para a 2ª etapa do Programa Paulo Freire, a ser executado pela SDA. Segundo Moisés, a aprovação da carta é a primeira etapa do processo para a obtenção do financiamento internacional, cuja assinatura ocorrerá após a chancela final pelo Senado Federal.

Moisés anunciou ainda a próxima reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF) do Consórcio Nordeste, programada para acontecer durante o Fórum Eugênio Peixoto, no Piauí. a SDA irá participar dos dois eventos. Ele também atualizou os conselheiros a respeito do andamento da análise de manifestações de interesse do edital do Projeto Ceará Sem Fome. Por fim, convidou todos para o lançamento do projeto e assinatura do Pacto Por Um Ceará Sem Fome, que ocorrerá na próxima sexta (16), a partir das 8h30, no Centro de Eventos do Ceará, com a presença do governador Elmano de Freitas.

Após a aprovação da ata da sessão anterior, os conselheiros aprovaram a renovação do credenciamento das empresas prestadoras de serviços de Ater. Tiveram o credenciamento renovado a Cáritas Diocesana – Tianguá e Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido de Tabuleiro do Norte.

O coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, José Wilson Gonçalves, apresentou as agendas de construção do Plano Plurianual (PPA) federal, enquanto o secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, apresentou a agenda do PPA estadual.

Na discussão com o Banco do Nordeste, foi informado que, a partir de 23 de junho, todas as agências do banco estarão aptas a refazerem as renegociações de dívidas de produtores que contraíram empréstimo por meio de projetos do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf).

A reunião também deliberou a formação do grupo de trabalho para promover a reestruturação do CEDR. Como ficou acordado na reunião anterior, foi comunicada a realização no mês de julho, em parceria entre o conselho e a Assembleia Legislativa, de um seminário do Pacto Pelo Saneamento Básico do Ceará.