Equipe do Projeto São José participa de feira latino-americana de orgânicos em SP

20 de junho de 2023 - 16:30

Texto: Rones Maciel | Fotos: Karina Holanda | Web: Elane Lima

Nos dias 15 e 16 de junho a equipe do Projeto São José, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), participou de agendas na capital paulista.

No primeiro dia, a equipe visitou a Naturaltech (https://naturaltech.com.br/), a maior feira de produtos naturais e orgânicos da América Latina. Na ocasião, foi realizado um encontro no estande do Projeto Bahia Produtiva, projeto similar ao São José, onde foi possível trocar experiências com a Bahia sobre a promoção dos produtos da Agricultura familiar para empresas nacionais e internacionais no evento. Também foi dialogada a possibilidade de o estado do Ceará participar da próxima feira como forma de dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar.

No segundo dia, a equipe participou de uma reunião na sede da Polvo Lab (https://polvolab.co/), um laboratório de economia criativa e fundo privado de investimentos para a mobilidade social.

A Polvo Lab trabalha sob quatro perspectivas: pesquisa, desenvolvimento de produtos, monitoramento de impacto integral e conexão com o mercado consumidor. Para isso, tem buscado parceiros principalmente no Nordeste para criar e acelerar produtos de consumo recorrente, considerando a vocação do território e das pessoas.

A Polvo Lab tem atuação na Bahia e no Piauí e deseja ampliar os negócios no estado do Ceará.

A equipe contou com a representação do projeto por meio do coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, dos gerentes Karina Holanda e João Nogueira e dos parceiros Florença Moreira e Adalberto Alencar, visando abrir novos mercados para a agricultura familiar no estado do Ceará.

“O diálogo com o Governo da Bahia e com a Polvo Lab nos possibilitou uma discussão mais ampla sobre o acesso a mercado dos produtos da agricultura familiar, sendo este um aspecto tão desafiador para as organizações de produtores no nosso Estado. Este encontro deverá gerar nossas perspectivas de parcerias”, afirmou o coordenador do PSJ.