PSJ participa de encontro de coordenadores dos projetos do BIRD no Nordeste

5 de julho de 2023 - 21:12

O Projeto São José (PSJ) participou do encontro de Coordenadores dos Projetos do Banco Mundial no Nordeste brasileiro nesta terça (4), em Teresina (PI).

O evento reuniu representantes de projetos dos estados da Bahia (Bahia Produtiva), Ceará (Projeto São José), Paraíba (Paraíba Rural Sustentável), Piauí (Pilares de Crescimento e Inclusão Social II) e Rio Grande do Norte (Projeto Governo Cidadão), ambos apoiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial).

O encontro contou ainda com a participação do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Arthur Reis Rimoldi, e da Secretária de Estado da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares Silva. A atividade foi mediada pela pelos economistas agrícolas Marie Paviot e Leonardo Bichara, ambos do Banco Mundial.

Leonardo Bichara destacou a importância do retorno do encontro dos projetos financiados pelo banco. Ele adiantou haverá encontros sistemáticos a partir de agora, sempre com um tema central agendado. No encontro de ontem, foram debatidas as implementações dos projetos produtivos.

O representante do MDA, Arthur Reis Rimoldi, falou da importância dos projetos do Governo Federal com foco no combate à fome. Segundo ele, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) será grande parceira das iniciativas. Reforçou ainda que está sendo elaborando um projeto com o Banco Mundial para pensar em ações integradas com os estados, principalmente no Nordeste para fortalecimento da agricultura familiar. Destacou também o retorno do Plano Safra da Agricultura Familiar, paralisado deste 2015.

A Secretaria Rejane Tavares deu as boas vindas aos participantes, falou sobre a importância do encontro promovido pelo Banco para que os Estados possam dialogar os avanços e desafios em prol de projetos voltados para a agricultura e que tem como objetivo transformar vidas.

Os projetos dos cinco estados apresentaram suas principais ações ligadas ao desenvolvimento produtivo e sustentável, com a inclusão econômica e social na sua área de atuação. O PSJ foi representando pelo coordenador, professor Lafaete Almeida e pela gerente de fortalecimento institucional, Karina Holanda.

O coordenador destacou a atuação do PSJ nos projetos produtivos e ressaltou a importância do encontro para fortalecimento dos projetos da agricultura familiar no nordeste brasileiro.

Considero pertinente essa iniciativa do Banco Mundial em reunir os coordenadores dos Projetos Banco Mundial no Nordeste para dialogar com os avanços e desafios em prol de projetos voltados para a inclusão produtiva nos Estados. Encontros como esse fortalecem as iniciativas no semiárido do Nordeste e coletivamente se buscam propostas mais adequadas e inovadoras para a agricultura familiar”, afirmou Lafaete Almeida.