SDA discute estratégias de combate à fome no Fórum da agricultura familiar do Nordeste

6 de julho de 2023 - 11:57

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) participou, nesta quarta-feira (05), da abertura do XXI Fórum Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar no Nordeste, que tem como eixo principal debater e intensificar medidas e ações que buscam combater a fome na região.

Na abertura do evento foram discutidas as perspectivas para a agricultura familiar no Nordeste, bem como o papel do poder público no avanço do desenvolvimento da produção do trabalho no campo. E ainda, na retomada do Governo Federal com o lançamento do Plano Safra e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Fórum reúne secretários e secretárias da agricultura familiar e desenvolvimento rural dos estados nordestinos e gestores de entidades. A abertura contou com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, Paulo Câmara, Presidente do Banco Nordeste, Maria Fernanda Coelho, Secretária Executiva da Secretaria-Geral da Presidência, Fernanda Machiaveli, Secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Alexandre Lima, Coordenador do Fórum e de Rejane Tavares, Secretária da Agricultura Familiar do Piauí.

A SDA, atuante no Fórum, marcou presença com a participação do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, secretário Executivo Marcos Jacinto e demais integrantes da delegação do Ceará.

O titular da pasta do Ceará destacou a importância do Fórum para a agricultura familiar e o efeito que promove nas políticas de desenvolvimento agrário para o nordeste. “O papel que nós temos hoje de fomentar e executar ações para a produção de alimentos é o principal meio de apresentarmos às outras regiões do Brasil o potencial e a organização que o Nordeste tem. E aqui temos essa oportunidade, pois estamos debatendo com ministros de Estado, governadores e secretários. Com recursos e assistência técnica, o Nordeste é capaz de gerar emprego e distribuir riquezas, bem como matar a fome, esse tema fundamental para o povo brasileiro, em especial, para nós nordestinos”, reforçou.

O encontro – que acontece até sexta-feira (07), em Teresina (PI), com mesas de discussões, espaços autogestionados e painéis temáticos – também conta com as presenças do coordenador geral do MDA no Ceará, José Wilson Gonçalves, do deputado estadual e ex-secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, do ex-deputado estadual e ex-secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e o presidente da Ematerce, Inácio Mariano.