5º Idace Debate discute processos produtivos e gestão de negócios na agricultura familiar

22 de agosto de 2023 - 13:29

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Assessoria de Comunicação

O 5º Idace Debate foi realizado nesta terça-feira (22) e discutiu o tema “Análise dos processos produtivos, gestão de negócios, acesso a mercados e agricultura familiar”, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Em fala de abertura do evento, o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), João Alfredo, destacou a importância da temática para a agricultura familiar no interior cearense.

“Trouxemos temas de interesse não só ao sistema SDA, mas como foco aqueles e aquelas que são a razão de existência da SDA, do Idace, da Ematerce, do Projeto São José, do Paulo Freire, que são nossos trabalhadores e trabalhadoras, agricultores e agricultoras. E hoje o nosso debate está vinculado à questão do mercado e da agricultura familiar”, apontou João Alfredo.

O debate discutiu a importância da agricultura familiar sob os aspectos da gestão de negócios, do acesso a mercados e dos processos produtivos, visando o direcionamento de políticas públicas, estratégias, projetos e ações voltadas para o campesinato.

O agricultor familiar Antonio Pinheiro, da cooperativa Val Paraíso, narrou a experiência da entidade com a terra. “Vim aqui trazer a experiência do nosso assentamento e da parte do cooperativismo. Para a gente, falar do cooperativismo é falar sobre o início da luta pela terra. Em 1987, nosso grupo veio oriundo do distrito de Pindoguaba, do município de Tianguá. E para chegar até onde chegamos hoje com nossos projetos de irrigação, por exemplo, contamos com a força do nosso povo e também contamos com diversas autoridades do estado a nível nacional e estadual”, lembrou.

O assessor da Gerência de Programas e Projetos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Fuad Nogueira, reforçou a relevância do debate para a agricultura familiar. “Esse encontro tem como pautas assuntos relevantes para fortalecer o agricultor. Por isso, aqui uma dos temas tratados foi o custo de produção do produto, o custo da terra, a remuneração da obra familiar”, apontou.

Participaram também do evento os agricultores Antônio Fernandes, da cooperativa Val Paraíso, e Deusimar Cândido, da Coopervale (Quixeramobim), que falaram sobre experiências locais de projetos que são realizados no campo. No grupo de debatedores, participam da mesa a engenheira agrônoma Regina Régia, do Projeto São José, e a coordenadora da Codece, Regma Vasconcelos.