Palestras movimentam primeiro dia do estande da SDA na Expoita
29 de agosto de 2023 - 15:48
Texto: Glauber Sobral | Fotos: Gustavo Araújo | Web: Luan Herculano
Alunos da escola do campo Nazaré Flor, do assentamento Maceió, participaram das primeiras formações do estande da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), na manhã desta terça-feira (29), dentro da 25ª Exposição Agropecuária de Itapipoca (Expoita). As palestras e outras atividades da SDA acontecem na entrada principal do Parque de Exposições Coronel Hildeberto Barroso e seguem até sábado (2).
A programação teve início com palestra sobre certificação orgânica, ministrada pela técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Lene Pinheiro. “A Ematerce ficou muito satisfeita em abrir a grade de programação da SDA. Nossa formação foi principalmente para atender quem quer produzir e trabalhar com alimentos orgânicos. Repassar o conhecimento para os estudantes e os agricultores que passaram aqui pelo nosso estande foi enriquecedor para a gente”, destacou.As estudantes Jamile Moura e Sara Batista, da escola do campo Nazaré Flor, participaram das formações no estande da SDA. Para elas, as palestras desempenharam papel relevante para o debate sobre agroecologia.
“Participar desses seminários falando sobre esses assuntos é muito interessante para nós, enquanto educandos, e que estamos na escola do campo. E vimos aqui que a agroecologia é o berço do nosso aprendizado e, principalmente, do nosso futuro”, afirmou Jamile Moura, de 16 anos, do 2º ano da escola do campo de Itapipoca.
Estudante do 1º ano, Sara Batista ficou encantada com as palestras. “Achei importante participar da programação porque este é um dos primeiros contatos que eu tenho com o tema agroecologia. Aqui, conheci várias outras coisas sobre o campo e práticas harmônicas de convívio com a natureza. Eu amei essas formações”, admitiu a jovem.
Agroecologia e segurança alimentar
Durante a manhã de palestras, o integrante da Cáritas Diocesana de Itapipoca, Zé Maria Patrício, compartilhou conhecimento sobre o manejo das sementes crioulas para o fortalecimento da agricultura familiar.
“O nosso futuro depende do que fazemos hoje, de como nos alimentamos e produzimos. E todo esse processo depende da gente, da nossa relação com o campo. Toda a produção orgânica e agroecológica faz parte da escolha da semente”, pontuou.
Representante do Movimento dos Sem Terra (MST), Everardo Félix destacou a história do movimento social, da agroecologia e da segurança alimentar.
“Falar sobre esses temas é de suma importância para a formação desses jovens. Nosso movimento trabalha a consciência com a natureza. Para nós, o entendimento sobre agroecologia é uma responsabilidade com a sociedade. Até porque a agroecologia é o caminho para enfrentar os problemas agrários do nosso país”, frisou o representante do MST.
SDA na Expoita
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) estreia na 25ª Expoita, que acontece até 3 de setembro no Parque de Exposições Coronel Hildeberto Barroso e tem entrada gratuita.
Em apoio ao programa estadual Ceará Sem Fome, o público é convidado a doar dois quilos de alimentos na entrada. A Expoita tem variadas atrações, que incluem torneios, parque de diversões, minifazenda, shows musicais, Feira de Saberes e Sabores — com venda de artesanato e comidas típicas.