Conselho de Gestão da Ematerce debate programa Agente Rural

30 de agosto de 2023 - 17:31

Texto e fotos: Marcel Bezerra | Web: Luan Herculano

O Conselho de Gestão da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) realizou na manhã desta quarta (30), a 129ª reunião ordinária. Conduzido pelo presidente do colegiado, o secretário do Desenvolvimento Agrário Moisés Braz, o encontro ocorreu em formato presencial no auditório da empresa, no bairro São Gerardo, em Fortaleza, e teve como tema principal o Programa Agente Rural.

Moisés Braz destacou a presença de todos os conselheiros à reunião, que voltou ao formato presencial após cerca de três anos. “É um a mostra de que todos atribuem muita importância aos temas que debatemos aqui. Discutimos o papel do programa Agente Rural para o desenvolvimento do campo, nessa que é uma iniciativa de referência do governo cearense para o país, com técnicos de nível médio e superior no apoio aos nossos agricultores e agricultoras. A ideia é que nós possamos fortalecê-lo ainda mais dentro da política de Ater pública em nosso estado”, descreveu o secretário, ao anunciar que a reunião de novembro será em Quixeramobim, após um dia de campo em que será apresentada a Fazenda Normal.

Para Inácio Mariano, o Agente Rural é exitoso. “A lei de 2012, que regulamentou a iniciativa, estabelece que o Agente Rural é um programa de fomento ao serviço de Ater pública do Ceará. Os técnicos prestam serviço equivalente aos nossos empregados, sob a coordenação dos nossos técnico, e o conselho entende que o programa merece ter continuidade pela relevância, pelo serviço prestado”, avalia o presidente da Ematerce.

Participaram os conselheiros Moisés Braz Ricardo (SDA), Inácio Mariano da Costa (presidente da Ematerce), Gil Felipe Cavalcante Medeiros, Francisco Carlos Soriano Moraes, Cicero Emerson Moreira de Oliveira e Agostinho Frederico Tim Carmo Gomes (representantes do Governo do Estado do Ceará), Sidônio Fragoso Vieira (Presidente da Associação dos Empregados da Ematerce – Assema), Raimundo Martins Ferreira (Fetraece), Francisco Eduardo Barros de Lima Oliveira (Faec), Sônia Maria Pinheiro de Oliveira (UFC) e José Wilson de Sousa Gonçalves (MDA-CE).

Após os informes gerais, o supervisor do Núcleo de Gestão de Pessoas (Nugep), José Leitão Filho e pelo Presidente da Ematerce, Inácio Mariano, falaram sobre a importância e a atual situação do programa Agente Rural. Também estiveram presentes os diretores técnicos e administrativo financeiro da Ematerce, respectivamente, Itamar Lemos e José Maia, o chefe de gabinete Bartolomeu Cavalcante e o assessor da presidência Vicente Ferreira.

Segundo presidente da Ematerce, Inácio Mariano, as reuniões ordinárias do Conselho de Gestão da Ematerce, acontecem com o objetivo de discutirem os relevantes assuntos administrativos e financeiros da Empresa e apontar as melhores soluções para os mesmos.