SDA vai a Brasília em busca de recursos para fortalecer o desenvolvimento rural no Ceará

27 de setembro de 2023 - 11:30

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Divulgação

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, participou de uma série de reuniões em Brasília para debater o fortalecimento das políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável do Ceará, na terça-feira (26). O titular da pasta esteve reunido com representantes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e com o líder do Governo Federal, o deputado José Guimarães.

Para o secretário Moisés Braz, os debates foram de extrema importância para garantir o fortalecimento da agricultura familiar do Ceará. “Esses encontros reforçaram a necessidade de analisarmos as políticas públicas de desenvolvimento do nosso campo. Em reunião com o líder do Governo, apresentamos um pedido de emenda de bancada de R$ 20 milhões para dar suporte às políticas do campo cearenses, com foco na assistência técnica, capacitação e pesquisa. Nessa reunião, também discutimos o fortalecimento do projeto de combate à fome e reestruturação de cadeias produtivas do Ceará. Os agricultores e trabalhadores rurais cearenses necessitam ficar no centro desse debate”, pontuou o titular da SDA.

Moisés Braz também debateu temas considerados estratégicos para os agricultores e trabalhadores do campo. “Na Anater, discutimos também sobre assistência técnica ao campo. Falamos sobre os recursos que o nosso Estado precisa para colocar em prática os projetos desenvolvidos por assentamentos da reforma agrária, por comunidades tradicionais e povos originários, por exemplo. Já na nossa reunião com o ministro Paulo Teixeira, nosso grupo tratou sobre a questão da assistência técnica e mecanização, do apoio a trabalhadores no acesso ao CAF, dos projetos desenvolvidos pelo Banco do Nordeste e o fortalecimento da política de combate à fome no Ceará”, informou o secretário.

O ministro também destinou recursos para a compra de veículos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e garantiu o aumento do orçamento para 2024 no intuito de “fortalecer as políticas públicas e os projetos de assistência técnica no estado do Ceará”.

Papel da Ematerce

A Ematerce tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável da agropecuária do Ceará. O público-alvo é o agricultor de base familiar, os assentados, os quilombolas e os indígenas. A entidade contribui para a inserção do agricultor no mercado, de forma competitiva, associativa e sustentável.

O presidente da Ematerce, Inácio Mariano, reforçou o papel da entidade para garantir apoio à assistência técnica aos cearenses. “Nosso encontro aqui em Brasília teve como objetivo fortalecer cada vez mais a política exitosa do nosso Ceará, que é a de desenvolvimento rural sustentável. E para isso, é importante que a gente fortaleça cada vez mais a Ematerce”, frisou.

Líder do Governo Federal, o deputado federal José Guimarães destacou o trabalho desempenhado pela SDA nas políticas públicas de campo. “O desenvolvimento rural é um programa muito forte que existe no Ceará desde do início do governo quando Camilo Santana foi secretário e até hoje com o secretário Moisés Braz. O Ceará tem uma bela experiência de desenvolvimento agrário. É importante fortalecer a Ematerce, envolver todos os setores, agentes econômicos do mundo rural, todos os pontos. Em 2024, vamos pautar o tema no Orçamento e na Câmara Federal”, pontuou o parlamentar.

Também estiveram presentes nas reuniões representantes Assistência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o deputado estadual De Assis Diniz (PT), o presidente do Agropolos, Neto Rebouças, e técnicos da Ematerce.