Projeto São José realiza rodada de negócios com UGs do Ceará Sem Fome no Sertão Central

28 de setembro de 2023 - 15:25

Texto: Rones Maciel, Comunicação PSJ/SDA | Fotos: João Caetano, Comunicação IAC

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José (PSJ), realizou rodada de negócios com as Unidades Gestoras (UGs) do Programa Ceará Sem Fome, no Sertão Central, nesta terça-feira (26), em Quixeramobim. O processo foi mediado pelos técnicos do PSJ Raimundo Félix, Edimilson Cruz e Ivanildo Ricardo.

Participaram do processo as IGs Instituto de Arte, Cultura, Lazer e Educação (Iart) e Instituto Antônio Conselheiro (IAC), e representantes dos produtores da agricultura familiar da Cooperativa de Senador Pompeu Ltda (Cosena). A ação teve o objetivo de promover a aquisição de alimentos das Organizações da Agricultura Familiar (OAFs) beneficiárias do Projeto São José III para fornecer alimentos ao programa Ceará Sem Fome, na região do Sertão Central.

O técnico da Gerência de Inclusão Econômica e Social do PSJ, engenheiro Agrônomo Raimundo Félix, reforçou o papel do projeto na mediação dessa ação, que poderá beneficiar até 11 municípios da região. “Realizamos essa mediação com os produtores da agricultura familiar, onde a UGs demandam os produtos e quantidades, e os nossos beneficiários dizem o que e quanto podem fornecer”, destacou Raimundo Félix.

Para a coordenadora do Instituto Antônio Conselheiro (IAC), Liliane Siqueira, o momento oportunizou o diálogo entre a gestão e execução para a inclusão e fortalecimento da agricultura familiar no programa. “Foi importantíssimo para discutirmos as demandas do programa e buscarmos incluir nesse processo os insumos da agricultura familiar. Com isso, concretizamos não apenas o objetivo do programa, que é fornecer alimentação saudável para quem está em situação de vulnerabilidade, fornecida pelas Unidades Sociais Produtoras de Refeições, mas também garantir que a produção dos nossos agricultores familiares possa gerar emprego e renda no campo”, destacou a coordenadora.

O secretário titular do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, reforça a importância da agricultura familiar na garantia do alimento na mesa da família no campo e na cidade, e que ela vem para se somar e fortalecer a atuação do programa Ceará Sem Fome no enfrentamento à fome e a pobreza no nosso estado. “Aceitamos o desafio de contribuir com esse grande projeto do governador Elmano de Freitas de acabar com a fome no Ceará, incluindo nesse processo os agricultores e agricultoras familiares. As famílias produtoras das zonas rurais são parte da solução do problema da fome no nosso país. Nada mais justo que elas tenham prioridade no fornecimento dos insumos adquiridos para as cozinhas sociais que vão entregar até 100 mil refeições para os cearenses em condição de vulnerabilidade”, justificou.