SDA participa de lançamento do Projeto Algodão Agroecológico

4 de outubro de 2023 - 16:43

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Divulgação

Os secretários executivos do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Marcos Jacinto, e de Agroecologia e Fomento Produtivo, Pedro Neto, estiveram presentes no lançamento do Projeto Algodão Agroecológico em Consórcio com Culturas Agroalimentares, em Campina Grande (PB), na segunda-feira (2). Entidades ligadas à agricultura familiar e lideranças de agricultores e agricultoras que trabalham com o cultivo do algodão agroecológico em sistemas agroalimentares participaram da solenidade, que aconteceu na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Algodão.

Para o secretário Marcos Jacinto, o programa estimula um alinhamento estratégico entre os estados do Nordeste. “Estar presente no lançamento do Projeto Algodão Agroecológico foi uma garantia do que também podemos fazer pelo nosso Ceará, através das políticas de incentivo da SDA. Vimos aqui os exemplos de como programas como este garantem e estimulam o debate sobre o cultivo do algodão. Até porque o nosso Estado tem características naturais que fazem dele um bom produtor de algodão, principalmente aliando técnica e tecnologia”, destacou. O projeto busca a revitalização da cultura do algodão associada aos sistemas agroalimentares.

No encontro, foram debatidos planos de trabalho do projeto, definição das coordenações e a implantação das etapas do programa de cada estado, além da definição das Unidades de Aprendizagem e Pesquisa Participação (UAPs). Integrantes das secretarias de Desenvolvimento Agrário e Rural dos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba estiveram presentes no lançamento.

Pela SDA, também compareceram à sede da Embrapa Algodão em Campina Grande a titular da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), Rocicleide Ferreira, e o assessor técnico da SDA, Wanderley Magalhães.

50 anos da Embrapa

O evento também contou com sessão solene que celebrou os 50 anos da Embrapa. Empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a entidade foi criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. A iniciativa tem o desafio constante de garantir ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia.

A Embrapa é uma empresa voltada para a inovação, que foca na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira. (Com informações do site da Embrapa)