Banco Mundial visita comunidades beneficiadas com sistemas de abastecimento pelo Projeto São José

19 de outubro de 2023 - 22:36

Texto: Rones Maciel | Vídeos: Gustavo Araújo | Web: Elane Lima


Dona Francisca das Chagas da Silva Queiroz tem 65 anos. Há mais de 30, vive no Sítio Cajueiro, localidade de Pitombeiras, no município de Cascavel, a cerca de 90 km de Fortaleza.vUm dos sonhos de dona Francisca era construir a casa, obra que, após muito esforço, conseguiu materializar. Outro desejo era ter água na torneira para os afazeres domésticos. Em setembro de 2022, isso virou realidade.

 

Dona Francisca é uma das 373 famílias beneficiadas com acesso à água garantido pelo Sistema de Abastecimento de Água implantado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) por meio do Projeto São José (PSJ).

O sistema de abastecimento de água garante às famílias o acesso à água tratada e de qualidade. Direito pelo qual elas pagam uma tarifa de consumação mínima por metros cúbicos consumidos mensalmente.


Bem-estar familiar e sustentabilidade ambiental

As conquistas de dona Francisca não param por aí. Ela faz parte do grupo das 33 famílias da sua comunidade contempladas com módulos sanitários.

 

Os módulos sanitários domiciliares são estruturas de alvenaria construídas próximas às residências de famílias que não possuem banheiro e/ou que estejam em situação precária, cuja comunidade tenha sido contemplada com sistema de abastecimento de água do PSJ. Os módulos sanitários têm um valor médio de R$ 18 mil.

Os módulos domiciliares são compostos por caixa d’água, sanitário com descarga de água, chuveiro, ducha, lavanderia, pia, caixa de inspeção, tratamento através de fossa séptica seguida de sumidouro.

Missão Banco Mundial

A comunidade de Sítio Cajueiro/Pitombeiras, em Cascavel fez parte da agenda de visitas técnicas do Banco Mundial, com técnicos do projeto e dos parceiros Cagece e Instituto Sisar, durante a missão de apoio ao Projeto São José, que acontece até sexta-feira (20).